quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A CRIANÇA E SEUS DESENHOS (I)



 O desenho se desenvolve lentamente e por meio de etapas progressivas. Esse processo tem início com a manipulação dos objetos do ambiente em que a criança vive. Vendo os objetos, pegando-os, levando-os à boca, mordendo-os, ouvindo os sons que fazem ao cair no chão, a criança vai assimilando um certo número de informações a respeito deles. São informações visuais, auditivas e táteis que desenvolvem o lado direito do cérebro.

Após sentar-se sem apoio, a criança descobre que pode deixar suas marcas, ao brincar com uma  poça de água no chão.

1- AS GARATUJAS OU FASE DO RABISCO

Alguns meses depois, já com um bom repertório de informações, seu interesse muda. Passa a agarrar lápis e canetas e a esfregá-los sobre qualquer superfície. É o início das garatujas. Como ainda não tem controle dos músculos dos braços e da mão, faz movimentos amplos de ir e voltar. Esta é a etapa das “garatujas desordenadas”. 



Com essas garatujas a criança alcança uma certa maturidade neurológica. Alguns meses depois, consegue fazer movimentos curtos e longos. A principio, casualmente e, por fim, se nota uma certa intenção. São as “garatujas ordenadas”.


Mais tarde, a criança faz um risco e diz que é o pai, a mãe, o cachorro ou outro objeto qualquer. É a fase das “garatujas nomeadas”, coincidindo com o inicio a fala.



A seguir, aparecem em seus rabiscos linhas arredondadas. Essas linhas se fecham por volta dos 2 anos e meio, quando a criança passa a fazer “bolinhas”. 


Fechar um circulo e começar outro, em outro lugar da folha, representa uma importante maturação neurológica. 



Essa maturaçao representa a conquista do chamado “freio inibitório”, isto é, significa que a criança já é capaz de controlar os músculos da mão e do braço, fator importante para a escrita. Com os círculos fechados, ela volta-se novamente para os traços, que agora ficam soltos ou se cruzam sobre outras linhas..

.

A seguir começam a aparecer o "círculo radiado", ou seja, um circulo rodeado de vários traços mais ou menos retos. 


Esta fase se constitui numa preparação para o desenho da figura humana

Nenhum comentário:

Postar um comentário