terça-feira, 19 de abril de 2011

OS HEMISFÉRIOS CEREBRAIS E AS APRENDIZAGENS

O cérebro é o maior órgão de encéfalo. É também o grande dirigente e controlador de todas as funções corporais. Dependemos dele para tudo o que fazemos, principalmente para aprender a ler e a escrever. Vamos conhecer um pouco esse órgão.

O cérebro é a maior estrutura do encéfalo. Por ser grande demais e compartilhar espaço com o cerebelo, o bulbo e o tronco encefálico, ele se aloja na caixa craniana de forma enrugada. Algumas dessas rugas são profundas e são chamadas de fissuras ou sulcos. Outras, são mais rasas e são chamadas de girus. As fissuras ou sulcos delimitam as áreas cerebrais e suas funções: área motora, cognitiva, sensorial etc.

O cérebro está dividido em duas metades chamadas hemisférios. O hemisfério direito, comanda o lado esquerdo do corpo, enquanto o hemisfério esquerdo, mais racional, comanda o lado direito.

Saber sobre esses hemisférios é importante porque as aprendizagens dependem de seu funcionamento. O hemisfério direito está mais ligado com o sensorial, com os sentidos. É através desse hemisfério que as crianças começam suas aprendizagens. Brincar, por exemplo, atua nesse lado do cérebro.

Ao nascer o bebê apresenta apenas as condições de funcionamento cerebral, mas ainda não se formaram as estruturas que desenvolverão sua inteligência. A medida que olha, ouve, sente, pega, segura, atira, etc vão se formando as estruturas que se desenvolverá e se transformará em inteligência.

Eu comparo essas estruturas a um cordão de contas, semelhante a um colar. Cada conta representa uma aprendizagem. Com a repetição dos estímulos e dos movimentos que a criança faz essas contas são completadas com novas informações ou, se for um estímulo novo, uma outra conta é criada e acrescentada ao cordão. Mais tarde, este lado cerebral fica mais sensível e se liga às artes, aos esportes e ás emoções.

Com o início da fala, que exige funções mais sofisticadas, o hemisfério esquerdo assume o comando. Nesse lado cerebral existem zonas específicas da linguagem e da compreensão do que é dito, e mais tarde, ao que é lido e escrito. Isto não significa que o outro lado não se desenvolve, ao contrário, ele se especializa num outro setor e troca informações com o hemisfério esquerdo o tempo todo.

Os hemisférios também são determinantes na questão do lado dominante do corpo, ou seja, determina que lado do corpo os movimentos serão mais precisos e adequados. é o que chamamos de lateralidade. Se utilizar mais o lado direito será destro, se for o esquerdo, será canhoto. È por ser uma questão de determinação cerebral que não se pode obrigar que um canhoto utilize a mão direita. Obrigar, contraria essa determinação e cria problemas físicos e psicológicos na criança.

 Ser canhoto não é mau. E descobrir a lateralidade de alguém é muito facil. Ofereça algum objeto para que ela segure e observe qual mão ela usa primeiro: a esquerda (se for canhot0) ou a direita (se for destro).

A lateralidade deve estar definida até os 3 anos de idade, com uma margem de tolerância de 6 meses. Até lá, a criança utiliza as duas mãos indiscriminadamente e com a mesma habilidade. Após os três anos e meio, se a criança não definiu sua lateralidade é preciso consultar um especialista para verificar o que está acontecendo.

Aguardem. Tem mais.

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