sexta-feira, 8 de julho de 2011

ESQUIZENCEFALIA

Esquizencefalia é uma desordem congênita, causada por um erro na migração dos neurônios que formarão o córtex cerebral.
O buraco vermelho é a fenda esquinzencefálica

Após a divisão celular e da mórula, esta se prender ao útero, Por volta do 15º dia, surge um espessamento chamado de placa pré-cordal, que logo se transformará na região craniana do embrião. É nessa placa que se formam os neurônios. Ainda nessa placa, os neurônios se especializam para formar os diferentes órgãos. Quando estiverem prontos, partem para a região de cada órgão. O primeiro órgão a ser formado é o encéfalo. Por isto, quando prontos migram da placa para a região onde será formada cada estrutura.

É nesse momento, que o erro acontece. Ao chegarem na região do cortèx cerebral (camada de massa cinzenta que recobre externamente o cérebro) os neurônios morrem. Com a morte dos neurônios forma-se uma falha (espécie de buraco), prejudicando o desenvolvimento dessa estrutura. 

Essas múltiplas reentrâncias são as fendas. Como atingem ambos os lados, são bilaterais.

Essa fenda pode ser pequena ou grande, rasa ou profunda, aberta ou fechada. vazia ou cheia de líquor (líquido encefálico). Geralmente, a fenda é unilateral (aparece num dos hemisférios cerebrais). Mas, há casos de fendas bilaterais (que ocorrem nos dois hemisférios)
fenda unilateral à esquerda (grande e profunda) 
Fenda unilateral á esquerda (pequena e profunda)
Fendas bilaterais. (grande e profunda, aberta e com líquor) 
atingindo quase toda o córtex do hemisfério 
esquerdo. Do direito, são rasas e pequenas.
Fenda pequena, fechada e com liquor

Dependendo da localização, do tamanho e do grupo de neurônios atingido, essa fenda pode prejudicar a formação de outras estruturas cerebrais, Por exemplo, se a fenda atingir o córtex frontal ou o lobo parietal esquerdo, certamente haverá um distúrbio de linguagem. Se atingir a área sensorial, haverá problemas nos movimentos. E  assim por diante.
 A fenda, apesar de rasa e pequena, atingiu o corpo caloso 
que liga os hemisférios cerebrais.

Por isso, o déficit intelectual é variável. Pode ir da normalidade a casos severos de deficiência intelectual, pois tudo depende das estruturas que ficaram ausentes ou mal formadas.

Estas crianças podem chegar à escola e apresentar as mais variadas dificuldades.

47 comentários:

  1. gostei muito, eu tenho uma filha que tem hidrocefalia e esquizencefalia,e luto muito por ela.abçs michelle

    ResponderExcluir
  2. Olá...tenho uma filha de 6 anos com esquizencefalia de lábio aberto, ela tem hemiparesia do lado direito, porém é super inteligente está no 1ano, gosta de dançar e tem uma memória invejável..

    Dilcianne.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, também tenho uma filha de 5 anos com esquizencefalia de lábio aberto e hemiparesia do lado esquerdo, e como sua filha também é muito inteligente, amiga, atenciosa, sua memória é realmente invejável, está no Jardim III e está quase alfabetizada. Especial somos nós que recebemos estes lindos presentes de Deus. Um abraço a todos!!!

      Excluir
    2. Olá, mãe. Realmente, nós é quem somos os especiais. Pois elas nos ensinam a arte de amar. Parabéns a vocês, mães especiais de filhos mais especiais ainda. Bjs e o meu respeito e o meu carinho a todas vocês.

      Excluir
    3. Ola, meu filho esta com 2 anos e acabamos de descobrir a doença.
      Porem apesar na Hemiparesia ele é muito arteiro e tem uma memoria muito boa, mas ainda não esta falando

      Excluir
    4. Oi o meu filho tambem tem 2 anos e ele tem esquizencefalia de labio aberto e tem hemiparesia do lado direito,mas graças a deus ele anda,fala e bagunça muito,ele faz fisioterapia desde 1 ano.
      Eu descobri que ele tinha esquizencefalia ontem. Deus abençoe voces ate mais...

      Excluir
  3. Olá, Dilciane. Obrigada por ter comentado e parabéns pela filha. Um bj no coração das duas

    ResponderExcluir
  4. Oi sou atacilia mae da pequena vitoria ela tem esquinzenfalia mas a unica coisa q tem dificuldade e d falar so fala mainha ge baba mas fora isso uma crianca muito inteligente faz tudo q uma crianca normal nem parece q nem tem nada de doenca aparentimente amo muito ela no comenco quando descobri foi um choque mas depois eu vi q o amor vai alem d tudo......

    ResponderExcluir
  5. É isso aí. O amor é a chave de tudo. Parabéns pela filha que tem. E parabéns à Vitória, porque é muito amada. bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá tenho um filho de 1 ano, ele tem esquizencefalia bilateral de labios abertos e microcefalia .. tem baixa visão, ainda não fala não senta .. mas come bem ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Maria Laura. Que bom que ele come bem. Em algumas crianças esquinzecefálicas a fase do balbucio e a linguagem propriamente dita costumam aparecer bem mais tarde. Todos esses detalhes que você mencionou são causados porque ele tem comorbidade com duas síndromes importantes. Estimule-o sempre e o mais que puder.E se não souber como fazer, procure uma terapeuta ocupacional que a ajudará com uma estimulação precoce e o benefi-ciará muito. Bjs e obrigada por sua participação neste blog.

      Excluir
    2. Olá Tenho uma neta/filha,pois mora comigo , que tem esquizencefalia ,hidrocefalia , epilepsia. Hoje , já tem 14 anos e é sempre bom ouvir outras experiencias e saber que não estamos sós. Obrigads

      Excluir
    3. Oi Antonio,sou Celia e tambem tenho um lindo rapaz de 15 anos que foi dagnosticado aos 10 anos por causa de crise convulcivas e ele e absolutamente normal ele e um presente de DEUS para nos. Que DEUS os abencoe grande abraco solidario.

      Excluir
    4. desculpe nao e Antonio e anonimo rsrsrs desculpe

      Excluir
  7. Olá pessoal,
    Tenho um filho que já está com 17 anos e descobri que ele tinha esquizencefalia de labio aberto e hemiparesia esquerda quando ele teve uma convulsão aos 2 anos de idade.
    Desde pequeno fez fisioterapia motora, hidroterapia, ecoterapia, fonoaudiologia e de uma ano pra cá está também com uma TO.
    Ele não tem muita força no lado esquerdo e tem uma dificuldade pra falar, mas é muito inteligente e tem uma memória incrível.
    No meio do ano fez vestibular por experiencia pra Direito e teve uma excelente colocação e agora prestou vestibular no ENEM para Direito também.
    Estou muito preocupada, pois a um mes atrás ele teve uma convulsão em sono e estou aguardando o resultado da ressonância e do eletroencefalograma.
    Estou muito assustada, pois presenciei a convulsão e isso não me sai da cabeça.
    Gostaria de ver outras experiencias aqui relatadas.
    Um abraço a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por contar a sua preocupação. Com certeza, sua resposta será em forma de postagem porque a sua preocupação deve ser a preocupação de outros pais. Aguarde. É só o tempo de fazer umas pesquisas e preparar o texto. Obrigada pela dica.

      Excluir
  8. oi meu nome é lais tenho ima filha de 4 anos com esquizencefalia unilateral de labio fechado paterial a direita.Ela ainda não anda nem fala mais ja senta engatinha pede as coisas,faz manha e babucila muito querendo falar.nunca conhecei outras crinanças com esquizencefalia seu blog me deu uma boa ajuda.

    ResponderExcluir
  9. A todos que queiram, criei uma pagina no Facebook para trocarmos experiencias .
    https://www.facebook.com/Esquizencefalia
    Grato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MOSES EU NÃO CONSEGUI ENCONTRAR SUA PAGINA.

      Excluir
  10. minha epsa esta gravoda e é uma menina e ficamos sabendo hoje que ela vem trazendo um pequeno problema que com muito amor que temos para envolver ela nao sera nada pois sera tratada do mesmo jeito que amamos o nosso filho ela vai naacer com esquizencefalia direita maos graças a deus noa tenho que me queixar e que deus abemçoe os filhos de todos vcs !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, amigo. Quem ama, supera todos os obstáculos. Que sua menina seja muito feliz (e tenho certeza de que será) com pais tão amoroso. Sejam felizes também!!!

      Excluir
  11. Gostei muito pois tenho um filho com a mesma coisa tem 4anos se chama vitor hugo e nao sabia nada a respeıto obrıgado

    ResponderExcluir
  12. Ola meu filho tem estaquizencefalia, ele tem 1ano e 10 meses e ele fala poucas palavras, esse, dá, mãee, ai e pai e nao anda quando ele tinha 3 a 4 meses deu ataque convulsivo e ele tbm nao gatinha so senta eu quero saber se ele tem chance de andar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, papai. Eu acredito que sim, desde que seja estimulado. Para isso, o sr deve procurar uma terapeuta ocupacional.Ela avaliará as condições de seu filho e trabalhará para que isso aconteça, Poderá levar algum tempo, mas os resultados tem sido ótimos, ainda mais porque os trabalhos podem começar cedo evitando os efeitos da esquizencefalia que se compliquem. Obrigado por colocar sua dúvida, me dando a chance de orientar outras pessoas com o mesmo problema. Volte sempre que necessitar.

      Excluir
    2. Minha filha tem 7 anos e tem esquizencefalia de lábio aberto e começou a andar com 2 anos , não se preocupe certamente seu filho também aprenderá a dar seus primeiros passos.

      Excluir
  13. Olá boa tarde! Meu nome é Ana Paula. Tenhu um filho de 3aninhos ele tem esquizencefalia e hidrocefalia. Ele nao anda, nao senta, nao susteta a cabeça, nao encherga e etc... Mais é minha vida meu tdu. Ele se chama Joabson Gabriel.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá, Ana Paula. Parabéns pelo filho que, com certeza, lhe trará muitos aprendizados. Toda criança (com ou sem deficiência) é sempre uma bênção divina. Procure uma Terapeuta Ocupacional (se ainda não tem). Ela poderá te ajudar muito nas dificuldades de seu filho.

      Excluir
  14. Olá, tenho uma filha de 7anos a Sophia, minha princesa!
    Ela tem esquizencefalia bilateral, andou com 3 anos mas ainda tem muita dificuldade na fala principalmente com as consoantes, ela frequenta o ensino regular está no 1ºano, super inteligente e com uma memória invejável tbm!! Descbrimos a má formação qndo ela tinha 1 ano e meio, e até então estávamos trantando como hidrocefalia que foi o diagnóstico dado pela maternindade!
    Graças Deus ela nunca teve convulsões e nunca tomou medicamentos, ela ainda possui dificuldade motora no anda do lado esquerdo e ainda bába muito...mas ela consegue nos surpreender todos os dias e apesar da dificuldade na fala sempre se comunicou muito bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, a Sofia é mesmo, um ser iluminado. Felicidades a todos.

      Excluir
  15. Blogger Simone disse...
    Boa Noite, tenho uma sobrinha de 2 meses , a Luiza tem esquizencefalia e teve hidrocefalia, a poucos dias colocou a valvula, ela tem chorado muito e por algumas horas para de mamar, estamos preocupados com ela, temos medo que ela pare de mamar por causa do probleminha dela, ela é uma princesa um anjo nas nossas vidas, obrigada por compartilharem tantas experiencias positivas, temos ouvido tantas coisas que nós deixam tristes, mais neste blog consegui ter bastante esperança para a vida da nossa Luiza. Obrigada

    ResponderExcluir
  16. Ola boa tarde tenho uma filha de 7 anos com o quadro da esquizencefalia de labios abertos E-PCE hemiplegica D ,passamos por uma fase dificil de 2012 ate hje 2014 ela começou com crises convulsivas foi muito dificil no começo mas agora consegui um tratamento pra ela em BH que esta tendo otimos resultados.Gostaria de trocar informações com vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite meu email é simonecorrea_c@hotmail.com, se puder nos escrever ficariamos muito felizes, estamos tentando entender um pouco mais para poder ajudar minha irmã e nossa princesa, eu sou Dinda dela também, ela tem chorado muito e a Valvula incha, o médico fala que é normal, mais minha irmã nada bem esgotada, queria muito poder ajudar, muito obrigada.... E o que pudermos compartilhar estamos aberto a trocar tudo que possa ajudar estes anjos...

      Excluir
  17. A todos que quiserem trocar informações sintam-se a vontade. Este espaço é de vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome'é'luana'tenho'uma.linda'filha.com.esquicefalia.tenho'medo'dó'que.podi'a'comtece.

      Excluir
    2. Meu nome'é'luana'tenho'uma.linda'filha.com.esquicefalia.tenho'medo'dó'que.podi'a'comtece.

      Excluir
    3. Meu nome'é'luana'tenho'uma.linda'filha.com.esquicefalia.tenho'medo'dó'que.podi'a'comtece.

      Excluir
  18. Olá, tenho um. Filho de 3 anos.. Com esquizfla... Descobri com 6 meses de idade.. Quase morri de susto e ainda sou assustada com oq pode acontecer ainda... Ele ainda não anda... Ta começando a falar... E engatinha.. Quase andando... Depois de muito estímulo com todas as terapias existentes... Estamos no meio de um método chamado THERASUIT que promete ajudar mto... Choro todas as noites de preocupação e medo dele não conseguir ser independente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MIn ha sobrinha tem 2 meses, não sabemos anda o que ela poderá fazer, a lesão dela foi muito grande egundo os médicos, também estamos assustados mais com muita fé em Deus, a Luiza chora muito, seu filho chorava bastante? E ela teve que colocar a valvula para a hidrocefalia. Vou me informar sobre está terapia... Abraços e fiquem com Deus.

      Excluir
  19. meu filho tem esquizencefalia com fenda fechada ,graças a Deus ele anda ,fala normal uma criança perfeita ,so seu lado esquerdo que teve uma paralisia mas com muita fisioterapia mas bem ,quero dizer a vcs que é muito dificil passar por uma situação dessa ,levei um choque que me derrubou fiquei 1 ano sofrendo em silencio,mas acordei pra vida to batalhando por ele e vou batalhar minha vida inteira se Deus permitir um bjos a todos.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde,
    Tenho 30 anos e venho dar o meu testemunho pessoal.
    Nasci com Esquizencefalia fronto-temporal direita e posso dizer que nada afecta a minha vida quotidiana nem nunca tive qualquer tipo de dificuldades na aprendizagem.
    O único problema que tive foi uma atrofia muscular no meu hemicorpo esquerdo, nomeadamente no pé esquerdo que é discretamente mais pequeno que o direito.
    Os meus pais andaram comigo em vários médicos, até que aos 4 anos lhe disseram exactamente qual era o problema. Andei primeiro na fisioterapia, fiz ginástica durante toda a minha vida e também natação.
    Sou seguida desde os 4 anos pelo mesmo médico e faço ainda hoje exames de rotina (EEG e RMN CE) cujo os resultados foram sempre sobreponíveis os anteriores, nem nunca tive qualquer outro problema ou sintoma após a puberdade.
    A única contrariedade que hoje tenho, embora seja uma coisa insignificante e eu sei disso, mas às vezes fico irritada, é o facto de não poder usar todos os tipos de sapatos. Até já pensei em ir a uma consulta de Ortopedia para pedir uma observação, porque em tempos disseram aos meus pais que podia corrigir o pé cicurgicamente mas só quando já fosse adulta, antes disso não aconselhavam. Cá em casa meus pais e meu namorado não me dão muito apoio, pois têm medo que fique pior lol
    Neste momento o meu único anseio é se os meus filhos terão o mesmo problema que eu, será que eu vou "passar" isto eles?! É claro que não, até o meu medico já me disse o mesmo, mas mesmo assim é inevitável não pensar no assunto...ele chegou mesmo a dizer que podia ter uma equipa de futebol e nenhum deles terem problemas lol
    E pronto é este o meu testemunho que queria deixar e dizer aos pais que apesar das contrariedades e de alguns obstáculos que possam vir a ter, não desistam porque tudo se resolve e no final o que poderia ser um grande problema acabará por ser uma coisa insignificante na vida dos vossos filhos

    Um bem haja a todos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns , minha querida! suas condições são ótimas. Quanto a ter ou não ter filhos com seu problema, varia muito. Podem ter, se o erro genético vir a se repetir. Porém, ma maioria dos casos, não se repetem.
      bjs e obrigada pr deixar sua história,

      Excluir
  21. Olá bom dia! Minha filha tem 8 anos e tem esquizencefalia de lábios abertos no parietal esquerdo... Ela ainda não consegue andar sozinha , ainda não fala e tem um sério distúrbio de aprendizado, mas é muito esperta e feliz! Ela frequenta uma escolinha pra crianças especiais e faz natação. Sou mãe da criança mais linda do mundo!!! hehehe Agradeço a Deus todos os dias pela vida da minha princesinha! :) Fiquei muito feliz de encontrar depoimentos de pessoas que passaram pela mesma experiencia que eu!

    ResponderExcluir
  22. Olá a todos! Tb tenho um filho de 5 anos diagnosticado desde os 2 anos com malformação da organização cortical, polimicrogiria e esquizencefalia de labios fechados, na região frontal e perissylviana à esquerda. Ainda nem sei bem o que significa na prática esse diagnóstico. Na verdade estavamos investigando uma ptose no olho e daí descobrimos esse achado. Ainda me causa uma angústia confesso, porque agora que está iniciando a alfabetização as dificuldades estão maiores. Ele faz acompanhamento com fono desde os 2 anos e conseguiu melhorar a linguagem porém ainda apresenta dificuldades. Não fala corretamente, come as sílabas e nem sempre as pessoas o compreendem, embora a escola seja extremamente cuidadosa e amorosa com ele. Ele é uma criança feliz, amorosa, inteligente, um pouco teimosa. Minha preocupação atual é com a mudança de escola e profissionais (vamos mudar de cidade) que o acompanham pois sei que isso causará um impacto e tenho muito medo de causar maiores atrasos como dificuldade de adaptação numa nova escola. Eu gostaria que ele frequentasse uma escola inclusiva de fato (muitas dizem que são, mas não o fazem na prática, não tem profissionais treinados, mediadores, etc), pq acho extremamente importante a convivência com todas as crianças "normais" e "especiais". Enfim tenho muitas dúvidas e angústias quanto a diagnóstico, tratamento, estimulação, cuidados, vida escolar, etc. Acho que um grupo de pais e profissionais seria mto proveitoso. Obrigada pelos testemunhos de vocês! Bjos!

    ResponderExcluir
  23. olá a todos!sou mã do Guilherme ele tem 6 anos e foi diagnosticado com esquizencefalia de labios fechado,lado esquerdo.Fiquei tão em choque quando o medico deu esse resultado e logo que cheguei em casa fui na internet procurar ,foi so desespero tantos relatos de mães que perdiam o filho entrei em depressão ,mas fui atras de tudo por ele fez fisioterapia ,passou por ortopedista ,neuropediatra,tudo o que eu podia fazer fiz,hoje ele tem 6 naos estudo na primeira série vai e volta com os irmãos na escola(não gosta que eu levo ele kkk tem vergonha quando beijo ele em frente dos amigos)anda muito bem só se vc prestar bem atenção que vc vai notar o lado esquerdo com dificuldades mas graças a Deus é minimas . Ele faz fisioterapia de vez em quando ,faço fisio com ele em casa na hora do banho brincando de tudo que jeito ,nunca precisou tomar remédios fortes.Mas o neurologista passou um remédio do Paraguai para ele tomar ele estimula o cerebro foi o unico. quem quiser manter contato fazer alguma pergunta meu email é julieneschreibertmjg@hotmail.com tchau gente que Deus proteja sempre nosso guerreiros .

    ResponderExcluir
  24. Oi boa tarde meu nome é steice sou cuidadora de crianças com deficiência e gostaria de saber se tem alguém que saiba sobre a doença Cornélia delange pois quero muito ajudar a minha pequena que tem essa doença ,ela não fala é não anda ,só se arrasta ela tem sete anos .Gostaria de uma ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Steice! par saber um pouco dessa síndrome tenho uma postagem neste endereço eletrônico
      http://milmaneiraspedagogia.blogspot.com.br/2011/11/sindrome-de-cornelia-de-lange.html

      Basta copiar e colocar na barra de busca do Google.

      Mas para ajudar essa garota, ela precisará tratamentos com a fono e com terapia ocupacional. Tem tudo na APAE de São Paulo, que fica na Rua Loefgren, 2109 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04040-033 e todo o tratamento é de graça.
      Espero ter ajudado.

      Excluir