sexta-feira, 29 de julho de 2011

OS DESENHOS E O EIXO FÍSICO-MOTOR

Assim,antes que comecem a desenhar, elas já estão sendo observadas e avaliadas. O modo como entram na sala, como andam ou sentam, se param e esperam ou se dizem logo o que querem fazer, se são mais ou menos agitadas, se são ou não curiosas, se procuram algo que lhes interessa ou lhes chamou a atenção revelam a motricidade geral.

Apresentada a tarefa, o modo como aceitam a folha e os materiais (lápis, borracha), se pedem régua ou se já partem para o desenho, falam de suas iniciativas.

A mão que leva para pegar o lápis, se usa a outra mão para segurar a folha ou não, como posiciona a mão contrária para apagar alguma coisa que saiu errado, dão indícios de sua lateralidade.

Desenhando, começam a revelar sua motricidade fina (até os 6 anos) ou da psicomotricidade (depois dos 7 anos). A forma como seguram o lápis, facilitando ou dificultando a execução do trabalho, revela sua capacidade de preensão. A forma correta é esta:
para canhotos e
para destros.
A pressão que o lápis exerce sobre o papel revela o tônus muscular. A forma do traçado, suas marcas e aspecto nos falam da fluência do movimento. As figuras desenhadas, reconhecíveis ou irreconhecíveis, os ângulos de certas formas,  revelam sobre forma como percebem cada objeto (percepção visual). 

A colocação das figuras, o tamanho e disposição no papel, falam da orientação espacial. 

Para os pequenos (até 6 anos) a presença de sol, lua, estrelas, nuvens, chuva é importante, pois revelam a orientação temporal. básica (dia e noite). Para os maiores (dos 7 anos em diante), essa orientação é observada pelo movimento das figuras,  ou seja, devem fazer alguma coisa.
 Nesta foto, o menino olha a paisagem. (criança de 10 anos)

As figuras humanas revelam a noção de imagem corporal e a idade com relação ao desenvolvimento do grafismo. Aqui, quanto mais idade, maiores são as exigências.
 Nesta foto está o desenho de uma criança de 10 anos. Observa-se a estrutura básica de uma figura humana, isto é, cabeça, tronco e membros. No entanto, para essa idade, as figuras deveriam revelar se são femininas ou masculinas. Outro detalhe importante é a ausência de detalhes do rosto. Porém, a figura menor mais a frente, possui orelhas exageradamente grande e ausência de braços ou dando a impressão de estarem presos ao corpo,  isto nos leva a crer (pela história que foi contada) que a criança em questão tem uma imagem corporal mal organizada, 

Além disto, todas as tarefas possuem um tempo estipuladodo (início-término). Há crianças que terminam antes desse prazo terminar e, outras, que vão além dele e nem sempre conseguem terminá-las. A rapidez ou a lentidão nos dão indícios do ritmo da criança.

Basicamente, é isto que verificamos. Mas, dentro de cada item, há ainda uma porção de coisas a serem verificadas.

MELLO, MIRANDA E MUSZKAT. Neuropsicologia. SP, Mennon, 2005.
Apontamentos de aula  (Arte-Terapia) 

2 comentários:

  1. Olá, Sueli! Tudo bem??
    Em primeiro lugar, obrigada pelo apoio aos meus posts... estou começando agora a "blogar" e fico muito feliz com seus comentários!
    Ao ler sobre este post, achei até que ele exemplifica um pouco sobre o que escrevi a respeito da letra cursiva... mas, o que mais gostei, é que tenho estudado sobre o desenho infantil: técnica desenho estória de Trinca e técnicas projetivas de Jorge Visca. Sou fascinada por este tema e gostei muito de seu post. Parabéns!!

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  2. Boa tarde. Parabéns pelo seu blog.
    Ao ler o seu post"OS DESENHOS E O EIXO FÍSICO-MOTOR" de 29 de julho de 2011, prendeu-me a atenção, uma imagem onde apresenta uma mão direita a segurar um lápis com o auxilio de uma borracha corretiva. Será que me pode dizer onde poderei comprar este tipo de borracha? Ou onde poderei pesquisar? Ficaria imensamente agradecido.
    Pode responder-me para:
    jpf1640@yahoo.com.br

    Grato pela atenção.

    Paulo

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