terça-feira, 19 de julho de 2011

SINDROME DE ELLIS-VAN CREVELD

Esta é uma síndrome genética rara causada por mutações nos genes. Também é conhecida como “displasia óssea”.

Suas características são:
- Fendas palpebrais retas e nariz curto e baixo.
- Filtro labial longo.
- Na cavidade bucal, o palato é normal mas, há presença de sobra de tecido no músculo que prende a língua. O lábio superior é fino e preso á arcada dentária. Os dentes são falhos e quebradiços, já presentes no nascimento.
- Pescoço curto com sobra de pele.
- As orelhas parecem implantadas nas laterais da cabeça. Cabelos escassos e finos.
- Tórax estreito com base alargada. Parece longo devido ao encurtamento dos membros.
- Os membros e as costelas são curtos, provocando baixa estatura (nanismo)
- Há a presença de mais 1 ou 2 dedos na lateral das mãos, dos pés ou em ambos (polidactilia), com unhas defeituosas e fracas
Casamentos consangüíneos (entre parentes portadores da mutação genética proliferam a sindrome) Como é uma mutação herdada, podem ocorrer vários casos numa mesma família. Porém, a gravidade varia de pessoa para pessoa, embora todos tenham múltiplos órgãos afetados.

São frequentes os problemas cardíacos em metade dos portadores da síndrome, provocados por defeito no músculo que separa o átrio do ventrículo quer no lado direito ou esquerdo do coração ou em ambos. Um terço dos portadores da Ellis-van Creveld são nati-mortos devido aos defeitos no coração.

Dentre os efeitos dessa síndrome podem ainda ocorrer:
- A criptorquidia, que consiste no não descimento de um ou dos dois testículos para a bolsa escrotal e, conseqüentemente, atinge os meninos portadores da Síndrome,

- A epispádia, que consiste num defeito congênito causado pela má formação da uretra. Esse defeito faz com que a abertura uretral se localize mais abaixo do que o normal. Nos homens, essa abertura defeituosa pode se localizar acima ou abaixo do pênis, ou ainda dentro dele e em toda a sua extensão. Na mulheres, a malformação pode ocorrer entre o clitóris e os lábios ou no abdômen.

Pé eqüino varo congênito – consiste numa deformidade do pe causado por uma luxação do quadril, como efeito da mielominingocele, da Síndrome de Down, e de alterações do tecido conjuntivo, dificultando o andar. A correção cirúrgica deve ser recomendada após o 5º ou 6º mês de vida.
Retardo Mental – é um rebaixamento da capacidade intelectual. Provoca dificuldades na compreensão da leitura, da escrita e dos cálculos.

Fonte:

www.paulomargotto.com.br/

http://www.lookfordiagnosis.com/mesh_info.php?term=S%C3%ADndrome+De+Ellis-Van+Creveld&lang=3

www.brasilescola.com ›

www.health32.com/.

37 comentários:

  1. Bom dia, Sueli.
    Hoje tive a oportunidade de entrar no blog e ver um pouco mais sobre seus trabalhos, os quais eu tenho muita admiração e acho todos brilhantes. Em destaque gostei muito da postagem: SINDROME DE ELLIS-VAN CREVELD. Pois não tinha conhecimento que esta sindrome ocorre por conta casamentos consangüíneos. Um grande abraço. Flávia

    ResponderExcluir
  2. Retificando: Muitas pessoas são portadoras dessa mutação e não sabem. Portanto, quando existe o casamento entre parentes portadores, dissemina-se a síndrome.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Minha irmã é portadora dessa síndrome, ela esse ano completo seu aniversário de 15 anos,era a meninas mais linda.
    Meus pais são primos, eu nasci sem nenhuma má formação, já ela não.
    Jessica Richter.

    ResponderExcluir
  4. Tenho essa síndrome, Mas graças à Deus não sofri nenhum daqueles "efeitos". Sou de estatura baixa(1,34) e meus joelhos são tortos, mas isso se resolverá numa futura cirurgia que farei. Também tive defeitos na arcária dentária, mas também já estou os corrigindo. Não tive nenhum problema com os meus órgãos internos. Tenho 16 anos!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigo.

    Fiquei muito feliz com sua visita ao meu blog e com seu comentário. Parabéns por estar corrigindo os dentes e, com certeza, os joelhos também. Volte a este blog sempre que quiser. Ficarei aguardando sua vista, ok?

    Sueli Freitas

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    Tenho 26 anos e possuo essa Síndrome. Gostaria de saber se ainda é possível corrigir os joelhos tortos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi tudo bem eu tenho 15 anos eu sou portadora dessa sindrome eu estou no fila para cirugia meus pais tambem são primo e o meu maior sonho é conhecer pessoas com essa sindrome se gente poder nos comunicar meu email é mariane.cruzanjos@hotmail.com bjs aguardo sua resposta

      Excluir
  7. Querido(a) amigo(a). o meu conselho é que procure um bom especialista. No seu caso, um bom ortopedista. Só ele poderá avaliar a sua situação e indicar o melhor tratamento e o mais correto. Beijos e obrigada por participar e comentar.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sueli,
    Recebemos uma aluna diagnosticada com esta Síndrome. A família é muito humilde e precisa de alguns auxílios. No caso desta Síndrome apresentar um comprometimento acentuado, a pessoa portadora pode ser aposentada?

    Att,
    Claudia

    ResponderExcluir
  9. Querida Cláudia, se essa pessoa trabalhar continuadamente, sim. No entanto, como você afirma que são "pessoas muito humildes"(pobres e sem recursos, se entendi bem) a familia pode pleitear um benefício chamado "pensão". É uma ajuda financeira paga pelo Estado no valor de 1 salário mínimo até que essa pessoa comece a trabalhar. Se não puder trabalhar, continua recebendo o benefício. Veja a Lei LEI Nº 12.435, DE 6 DE JULHO DE 2011 – alterada em 07/07/2011. Para isso podem procurar o INSS, o CRAS ou o CREAS de sua cidade. O CRAS e o CREAS são unidades de Serviço Social do Município e ligados ao Ministério da Previdência Social. Existem ainda outros benefícios que a família pode conseguir, como a carteirinha de transporte (mas não pode ser usada sem a presença do deficiente)

    IMPORTANTE; para receber o benefício de pensão a família deve provar que possui renda baixa familiar e que não dá para suprir as necessidades da pessoa deficiente.

    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso ai não seria uma pensão e sim um Benefício Socioassistencial. Dirija-se a um Cras mas próximo de sua casa e obtenha informações necessárias para dar entrada no requerimento de BPC (Benefício de Prestação Continuada), necessita de um laudo com numeração de CID.

      Excluir
    2. No caso ai não seria uma pensão e sim um Benefício Socioassistencial. Dirija-se a um Cras mas próximo de sua casa e obtenha informações necessárias para dar entrada no requerimento de BPC (Benefício de Prestação Continuada), necessita de um laudo com numeração de CID.

      Excluir
  10. ola, tenho um filho, que os medicos acretitam que tenha esta sindrome, eles tem algumas duvidas,levo em varios especialista, gostaria de saber mais desde assunto, e tb ter contato com maes, que tenham filhos com este mesmo problemas, obrigado, meu imail, é, isabelcollare@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Eu possuo essa síndrome e tenho 26 anos, será que ainda é possível corrigir os joelhos que são tortos.

    ResponderExcluir
  12. olá Jailson, só um médico poderá avaliar o seu problema e suas condições. Mas, não custa tentar, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  13. Olá Sueli, sou mãe de um menino de 2 anos e 9 meses, q tem a sindrome, atualmente estou em Porto Alegre, ele fez 2 cirurgias para expansão do torax, gostaria de receber e relacionar com pais de crianças q possuem essa sindrome, como troca de informçaoes. Se possivel mandar no email...leanascimento73@gmail.com.
    obrigada

    ResponderExcluir
  14. OLÁ SUELI EU TIVE UMA FILHA COM A SINDROME, MAS N SOU PARENTE DO MEU MARIDO , ELA FALECEU COM 11 MESES DE VIDA, N EXISTE EXAMES ESPECIFICO PRA SABER PQ OCORREU ISSO.....ktflorencio@gmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Sueli, tbém possuo essa sindrome, tenho 26 anos e 1,36 de altura, já fiz cirurgias para correção dos dentes e retirada do sexto dedo das mãos,vc sabe qtos casos aproximadamente dessa sindrome tem registrado no Brasil? Gostaria tbém de conhecer mais pessoas com essa sindrome adriana_lcem@hotmail.com... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriana. Infelizmente, o Brasil em estatística é bastante ruim. Só algumas partes do país (normalmente sudeste e sul) fazem isso. O restante não. Mas, a procura tem sido grande por conhecer a doença e alguns poucos, como vc, tomam coragem para comentar. Mesmo assim, poucos deixam endereço de e-mail. Mas vc pode entra no site abaixo e entrar em contato. Quem sabe você consegue. O endereço é o de um instituto que estuda doenças raras. Eles tem um site e o endereço é
      http://estudandoraras.blogspot.com.br/2009/06/sindrome-de-ellis-van-creveld.html

      obrigada por participar deste blog. Bom Natal, Feliz ano novo, tudo de bom para você e espero que consiga muitos contatos. Bjs
      Sueli Freitas

      Excluir
  16. Olá !Sou Marta ,tenho 31 anos , sou portadora dessa síndrome . Já fiz cirurgia para correção de problemas no coração , corrigi o problema dos dentes e passei por 8 cirurgias para corrigir o defeito nas pernas . tenho 1,34 de altura e hoje vivo normalmente , trabalho , estudo ... e agora estou me preparando para engravidar , mas tenho medo de que meu filho possa ter problemas , meu marido não tem problema algum e não temos nenhum parentesco .Tem algum exame ou algum médico que devo consultar para verificar essa questão ?Desde já agradeço o retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marta.Normalmente, quando um erro genético acontece numa família, ele é único. Mas, se você já possui a síndrome é possível (não há certeza alguma) de que seu bebê possa vir a tê-la também. Para ter uma certeza maior, converse com seu médico. Ele poderá informá-la melhor do que eu e indicar exames que podem ser feitos. Obrigada pela gentiliza de contato. bjs e seja muito feliz com seu filhinho. Fico na torcida!

      Excluir
    2. Olá Sueli Freitas eu sou casada e meu marido e portador da síndrome queria saber se eu posso engravidar sem ter riscos no caso dele ser o homem com a síndrome, sera a mesma coisa da Marta, Quero muito que vc me responda pois tenho essa duvida e nuca fui ao medico para saber por que ainda nao tenho planos para engravidar fico com medo de acontecer sem eu planejar por isso quero saber se pode vir com essa síndrome por favor me ajude.
      Meu marido hj tem 25 anos tem problemas nas pernas falhas nos dentes e 1,40 de altura.
      Pode me responder por email também joyceelen8834@hotmail.com.

      Obrigada!

      Excluir
  17. Olá Bom Dia!!

    Tive um filho que era portador desta síndrome, e o mesmo veio à óbito no ano de 2003, aos três anos de idade, a causa morte foi um ataque cardíaco, caso ele fosse vivo iria completar 13 anos em outubro próximo, sinto saudades do meu filho lindo...

    Um grande amplexo à todos!!

    ResponderExcluir
  18. Olá Sulei.. tenho uma irmã com essa síndrome, mas ela não se conforma com os defeitos das unhas. Ela tem 14 anos, e já a levei em vários salões de beleza para ver se tem como colocar unhas postiças e não obtivemos sucesso. Será que possui alguma técnica já criada para colocar unhas postiças ou isso é apenas um caso cirúrgico?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá querida. Obrigada por entrar em contato. Quanto ao fato das unhas postiças não terem dado certo, pode depender da dificuldade das lesões que as unhas tem, da rejeição da cola ou do gel utilizado para colá-las e das reações da pele quanto a esses produtos. Pesquisando encontrei alguns tipos: a) as unhas feitas de FIBRA BY LENI- que não usa cola nem gel porque possui uma proteína que a faz uma aderência mais natural. b) as de ACRIGEL - que leva um gel para aderir. c)as ACRÍLICAS e as de PORCELANA - que usam cola. d) as de FIBRA DE SEDA - importada e usa gel. e)uma chamada NOVA YORK - feita de queratina e é colocada na metade da unha. Se vocês já tentaram todos estes tipos, é melhor consultar o médico dela e perguntar o que pode ser feito. bjs e obrigada pela visita e pela possibilidade de me proporcionar um novo conhecimento. Volte sempre que quiser ou precisar.

      Excluir
  19. Sou portador da sindrome e vivo feliz e normalmente, tenho 16 anos e 1.31 de altura, atualmente me preparando para os vertibulares. Entrem em contato erikinhomoreira96@gmail.cpm ou Eric oreira (Facebook).

    ResponderExcluir
  20. Vocês tem uma estimativa de quantas pessoas há no mundo com essa síndrome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado leitor. Tentei pesquisar no CID 10 (que informa tudo sobre todas as doenças) e em outros sites de doenças raras, mas não obtive a informação desejada. O Brasil não faz registros e dados estatísticos de tudo. Menos sobre essa ou qualquer outra doença, principalmente as que produzem deficiência intelectual. Sabe-se, no entanto, que a Ellis Van Creveld é considerada rara. Mas, acredito que sejam mais que qualquer estatística possa prever. Obrigada pela pergunta, por ter me feito pesquisar (adoro), e pelo contato. Um abraço. Volte sempre que quiser, puder ou precisar.

      Excluir
    2. Corrigindo: O Brasil faz registros e estatísticas de quase tudo. Menos das doenças, principalmente das consideradas raras.

      Excluir
  21. Sueli , você podia fazer um encontro com todas as pessoas que tem esse problema .. para contarem suas dificuldades e um ajudar o outro! Tenho essa síndrome e sofro muito com isso , ainda não me conformo . Queria conhecer pessoas que tem esse mesmo problema ! Bjs e adorei seu blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida!. Bem que eu gostaria de seguir a sua sugestão. Mas, nem sempre é viável. Algumas moram em outros estados, outros moram longe de onde estou. Quanto a estar inconformada com sua sindrome, posso compreender. Mas, aí pergunto: o que adianta ficar inconformada? Curta a vida, passeie, vá ao cinema, ao teatro, viaje, estude e trabalhe. Deixe de se preocupar tanto com o que você tem e curta a vida que é bela, surpreendente e interessante,
      Lembre-se que Deus escolhe pessoas especiais para dar missões mais especiais ainda. Pense que você foi premiada e escolhida por Deus para ser assim. E que você pode e deve ser feliz.
      Bjs, querida. Pelo contato e pela sugestão. Vou ver o que posso fazer. Volte outras vezes para batermos um papinho. Ok?

      Excluir
  22. Olá Sueli Freitas eu sou casada e meu marido e portador da síndrome queria saber se eu posso engravidar sem ter riscos no caso dele ser o homem com a síndrome, sera a mesma coisa da Marta, Quero muito que vc me responda pois tenho essa duvida e nuca fui ao medico para saber por que ainda nao tenho planos para engravidar fico com medo de acontecer sem eu planejar por isso quero saber se pode vir com essa síndrome por favor me ajude.
    Meu marido hj tem 25 anos tem problemas nas pernas falhas nos dentes e 1,40 de altura.
    Pode me responder por email também joyceelen8834@hotmail.com.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  23. Olá. Sou a Marta que fez a postagem anterior. Quero dividir com todos a minha alegria. Hj estou grávida de 20 semanas e estou gerando um menino perfeito e saudável. Consultei uma geneticista antes de engravidar e tirei todas as minhas dúvidas assim me sinto segura. Se puder ajudar ajudar de alguma forma quem tem dúvidas quanto a essa sindrome,fico a disposição pelo e-mail martaas81@hotmail.com.br . Abraços

    ResponderExcluir
  24. Parabéns, Marta. Felicidades para você, seu marido e seu filhinho. Que Deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia gostaria de saber se existe tratamento pra essa sindrome e aonde trata..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, Anônimo. Infelizmente o tratamento que existe é apenas ortopédico. Existe no Hospital dos Servidores Públicos de São Paulo, onde o sr (ou a sra) poderá se informar melhor.

      Excluir