quarta-feira, 5 de setembro de 2012

DISORTOGRAFIA

TRANSTORNO DE APRENDIZAGEM


A disortografia é um transtorno neurológico de linguagem que influencia na escrita. Pode estar ou não, associado com a dislexia. Estima-se que em 90% dos casos, esse transtorno aparece em crianças que começam a falar tardiamente. Já nos 10% restantes, existe uma disfunção cerebral.

As principais características da disortografia são:

·       1- A troca de letras (e não precisa ser, necessariamente, semelhantes como t/d, p/b, c/g) tanto na fala quanto na escrita.. Oralmente, a linguagem se parece com a fala do Cebolinha, personagem da Turma da Mônica. Isto porque, a dificuldade em discriminar os sons auditivamente está envolvida.

      2-Os disortográficos encontram dificuldade em pontuar frases, acentuar palavras, ordenar frases em parágrafos, usar travessões etc.

         
·    3-Cometem erros grosseiros na escrita porque não compreendem a aplicação das regras ortográficas.

·    4-Na formação de frases, encontram dificuldades em coordenar e subordinar as orações.
       
·      5-Seus textos são curtos e escritos em bloco único.

·    6-Na escrita, emendam palavras, repetem ou omitem silabas do começo ou no final das palavras. O mesmo acontece na linguagem oral.

·      7-Por não entenderem as regras ortográficas, a separação de sílabas é incorreta.
         
·      8-Apresentam dificuldade na estruturação espaço-temporal.

·      9-Possuem fraca imagem corporal.

·     10-Dificuldade na dominância lateral.

·     11-Dificuldade em manter-se atento e concentrado até mesmo em atividades que goste muito.

·      12-Pouco interesse pela escrita.

         
   Com relação a estes estudantes, os professores devem evitar cópias, os tais treinos ortográficos e ditados.   As cópias porque agem mecanicamente e sem compreender o que copiam. Os treinos ortográficos não funcionam porque, geralmente  fixam mais rápido os erros que a forma correta. Os ditados, devido a discriminação auditiva.

O diagnosticado por neurologista e o tratamento com psicopedagógico em conjunto com o fonoaudiológico.

Fonte:
anotações de aula

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