domingo, 17 de fevereiro de 2013

OPERANDO SUBTRAÇÕES

Este é um processo que está em andamento.  Adicionar é fácil. Já a subtração é um tipo de operação que precisa ser bem compreendido pelos deficientes intelectuais senão eles fazem confusão.

Primeiro, brinca-se de tirar. Usando brinquedos ou figuras coloca-se uma quantidade, pede-se para tirar algumas e verificar quantas ficaram. Até aí, tudo bem. Pode-se ainda começar a trabalhar a ideia de "falta".

Mas, quando chega no caderno, a coisa complica. Eles não entendem os por quês. Então, é preciso que se fixe muito bem para que tenham autonomia num curto espaço de tempo. Procede-se da seguinte maneira:

Escreve-se no caderno as contas que se quer trabalhar, iniciando-se sempre pelas unidades. Aponta-se  o minuendo e pede-se que ela monte com brinquedos, figuras, lápis, material dourado ou outro recurso qualquer esse número. Espera-se que a criança o faça e conte para verificar se é a mesma quantidade.



 Em seguida, aponta-se para o sinal (menos) e diga que aquele sinal manda que ela tire. 

Logo em seguida aponte para o subtraendo e diga que é essa a quantidade que deve ser tirada. Espera-se que a criança conte e retire colocando em local mais distante da mesa. 

Feito isso, peça que conte a quantidade que restou, fixando as palavras: " ficou" e, um pouco mais tarde, a palavra "sobrou".  A quantidade é marcada no caderno. Sempre apontando nas primeiras vezes.

Com a repetição desses procedimentos em pouco tempo a criança já sabe o que deve fazer e consegue trabalhar com materiais concretos.


Espero que tenham gostado da sugestão. 


2 comentários:

  1. E tem como não gostar? rs.. Sinto dificuldade em trabalhar com material dourado, por conta da quantidade de crianças. Um é pouco para 35. Penso que, se utilizar peças de monta-tudo, é capaz de quererem brincar, ao invés de aprender... O que faço?

    ResponderExcluir
  2. Você pode usar outras coisas, como grãos de feijão ou milho, pedrinhas de vaso, tampinhas de refrigerante, bolinhas de papel colorido, contadores desses bem baratinhos (coloque as crianças de 2 em 2), contas com jornal, tentos (rodelinhas de cabo de vassoura ou de EVA), bolinhas de gude, e tantas outras coisas. Bjs

    ResponderExcluir