quarta-feira, 27 de março de 2013

O VERDADEIRO SENTIDO DA PÁSCOA

Olá minha gente!

Chega de só falar em coelhos e ovos de chocolate na Páscoa. Já é tempo de se falar no verdadeiro sentido desta festividade.

Mostre este vídeo a seus filhos e eles entenderão a vida e a morte deste homem que é  "O FILHO DE DEUS".





3 comentários:

  1. Adorei o vídeo, mas pensando nas críticas que as escolas recebem em épocas festivas religiosas, o que podemos fazer quando é posto que "a escola deve ser laica"? Porque, acho importante dizer o real significado da Páscoa, bem como do Natal, porém, há muita crítica quando se é levado esses temas para dentro das salas de aula, Como trabalhar o tema sem necessariamente envolver a religiosidade? Porque, convenhamos, é impossível simplesmente negar o dia, o feriado, a festividade que o acompanha, quando todos fora da escola, a TV, a família, muitas vezes, os vizinhos, etc, comentam, festejam, vibram... Fica a pergunta. ^^ Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel. Gostei do seu comentário, porque me dá a oportunidade de dizer algumas coisas (uma das tantas que tenho engasgadas na garganta). Primeiro, o vídeo foi colocado, tentando atingir as famílias, já que este blog se propõe a orientar os pais.Em seguida, dar subsídio aos professores. E nesta questão, sei que as coisas ficam complicadas. Mas escola laica, não significa ser uma escola "burra".Observando o conteúdo escolar, vemos que se conta a história da vida dos portugueses, dos índios, dos escravos africanos. Por outro lado. Mais adiante, falamos dos egípcios, dos hebreus, dos romanos, etc e suas culturas, não é mesmo? Isto porque são "fatos" históricos. O cristianismo, em todas as épocas, foi e será parte desses fatos históricos. Não se pode passar uma borracha na História da Humanidade.
      Por outro lado, contamos histórias da Cinderela, do Pinóquio, do Patinho Feio etc e afirmamos que são importantes pois fazem parte da Literatura Infantil. Não é um contrassenso que se impeça de contar a história desse "Homem Fantástico"?
      Ou será que os lucros com os coelhinhos e ovos de chocolate falam mais alto?
      Pergunte a qualquer criança sobre o que Páscoa ou Natal e obterá como respostas: dia do coelhinho ou dia de ganhar presentes. Isto tudo é, como você mesma disse, coisa da mídia e das indústrias de chocolate que, maciçamente. colocam nas mentes infantis, com suas propagandas, a ideia do coelhinho e dos ovos como marca da Pascoa. Quando na verdade,coelho e ovo não são símbolos desta comemoração.Os verdadeiros símbolos são o pão, o vinho e a cruz. O resto, é invenção da mídia que tinha de encontrar uma saída para a venda destes produtos.
      Tanto a mídia quantos os fabricantes querem vender seus produtos e pouco se interessam pelas crianças ou pelo sacrifício (muitas vezes) dos pais, desde que os lucros de suas empresas estejam em alta.
      A desculpa de uma escola laica é para que não se fale em religião, para que se respeite todas as crenças e credos. E como o Governo quer colocar o Ensino Religioso? Outro contrassenso, não é mesmo?
      Se falar de coelho e ovo (que é uma mentira, porque coelhos não botam ou trazem ovos de chocolate)pode, porque não se pode falar de Jesus e de sua história (que é verdade comprovada por estudos científicos)? Ah! Por que cabe aos pais o ensino religioso? O ensino da moral e dos bons costumes também cabe a eles? Mas, os pais estão falhando nestes ensinamentos. E aí como fica isso? a quem cabe esse ensinamento? Ou vamos esquecer tudo isso? Os pais estão falando muito em direitos para os filhos, mas falam pouco dos deveres que eles tem para com a própria família, com os outros e para com a sociedade. Vamos ignorar todos os valores?
      Assim como Pilatos, a escola também prefere lavar as mãos e não assumir suas responsabilidades com a verdade, com a moral, e com o compromisso de informar a história da humanidade escondendo-se atrás do título de "escola laica".

      Excluir
    2. Falar de Jesus, das consequências políticas e da injustiça sofrida, não é só um fato religioso, mas também um fato histórico.
      Veja outro contrassenso: A escola vem encontrando dificuldades com a disciplina, o respeito, com o bullyng, drogas e violência entre alunos e com os professores.Esta situação afeta o aproveitamento escolar.
      Ensinar a ser bom, a respeitar aos outros e a si mesmo,cumprir seus deveres, ser responsável são questões morais que só a religião (seja ela qual for)pode dar, já que a família e a sociedade estão perdidas em meio a estas questões. Mas, falar de Jesus é falar para católicos, apenas. Mentira... O vídeo que você gostou é Evangélico. Os evangélicos podem não aceitar a virgindade ou a santificação de Maria, mas não renegam a Jesus, a quem seguem fielmente.
      E como você mesma disse, ignorar o fato é impossível. Como sugestão, una os dois. Conte a história como um conto de fada e trabalhe os coelhos, os ovos, os pintinhos e tudo o mais. Você não precisa mostrar figuras, dar trabalhinhos escritos ou fazer nenhum registro gráfico, mas não minta nem omita a verdade. Pois, toda verdade vem a tona, cedo ou tarde.
      bjs e obrigada.

      Excluir