sábado, 2 de novembro de 2013

PARTES DAS PLANTAS

CIÊNCIAS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS

Dando continuidade ao estudo de ciências, chegou a vez de estudar "As Partes da Planta". para isso, comecei com a colagem de uma árvore numa cena 




e que ficou assim:



 Ao montar a árvore e ao colocar folhas, flores e frutos, a criança me mostrou seu conhecimento sobre o assunto. Conversamos um pouco sobre isso para saber o que mais ela conhecia. E ela sabia bastante.

Partimos então para as partes, individualmente. Ela pintou o tronco e a raíz, desenhou a flor e o fruto. Mas, não conseguia desenhar a folha. Fiz com o lápis e ela cobriu com a canetinha. Conversamos o básico sobre cada parte. E cobriu os nomes que foram tracejados á medida que íamos falando sobre cada um.


Depois no caderno, ela ligou as partes da árvore com seus nomes e os escreveu.


 

4 comentários:

  1. Olá, Sueli, Bom dia! Eu aqui de novo.
    Interessante mesmo sua intervenção. Só uma pergunta, antes de você colocar o material à disposição da criança, ela teve oportunidade de registrar a árvore que conhece por meio de desenho espontâneo, ou seja, sem modelo? Isto é importante para visualização do progresso. Creio que você sabe disso. Ela sabe ler e escrever?
    Até mais!
    Sucesso!

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    1. Olá, Terezinha. Fico feliz com suas visitas. Sim, ela desenhou como entendia.E também disse que era uma jabuticabeira que o pai havia plantado no quintal de sua casa. Quanto a ler e escrever está tentando. Ela tem diagnóstico de limítrofe e outros problemas como comorbidades. Com ela tudo é muito lento. Na escola é considerada como copista. bjs e obrigada pelas dicas, sempre pertinentes.

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  2. Bom que ela consegue copiar, mas é importante que ela seja estimulada a ir um pouco além. Tenho um aluno com DI. Ele estuda no 5º ano e, é conhecido por não fazer "nada" em sala de aula. Certa vez, estava sem atendimento, pois, um aluno havia faltado e me dirigi até a sala dele. Vi todos os alunos,com exceção dele a copiarem a tarefa que a professora colocou na lousa. Pedi licença e me aproximei dele e o encorajei a pegar o caderno e o lápis e escrever. No começo, olhou-me sorridente, como que não acreditando no meu pedido,mas logo pôs-se a realizá-lo. Em resumo, pela primeira vez ele produziu uma cópia na sala de aula. Chamei a professora para que constatasse. Depois soube que logo quando sai ele parou. Sabe por que, Sueli? A professora não o cobra, não exige o compromisso dele porque ele é deficiente. Que visão! Não a recrimino por isso, sei que ela precisa de um tempo também. Daí a importância da professora em cooperar conosco. Muitas vezes ele ou ela realiza um atividade conosco do atendimento especializado, mas não na sala comum. Mas continuemos, "devagar se vai longe", não é mesmo?
    Até mais!

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    1. Com certeza, assim que for possível. Quanto aos professores, estou distante deles. Faço o que posso com visitas, relatórios, telefonemas. Até mais!

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