quarta-feira, 28 de outubro de 2015

MODELISMO EM PAPEL

OLÁ PESSOAL!

As crianças de hoje em dia andam apresentando falta de habilidades manuais. Tudo o que fazem é clicar um botão, seja no computador, tablet ou celular. Por isso, desafiá-las os meus desenvolver a habilidade manual é necessário. E pode ser feito apresentando-lhes uma atividade nova e diferenciada. Eu lhes apresento o MODELISMO.

MODELISMO nada mais é do que a habilidade de montar objetos em três dimensões. E pode ser feito com papel, papelão, madeira, MDF ou sucata. Podem montar qualquer coisa (carros, navios, aviões, casinhas, árvores, flores) dependendo do interesse e da capacidade de cada um.

COMO FAZER O MODELISMO?

Fácil! A internet tem uma porção de sites especializados em modelismo. Quem estiver interessado, basta escrever "desenho de ... para montar" na busca e estará diante de uma infinidade deles. E você os encontrará assim:



Escolha o que seu preferido, copie, cole numa folha, amplie e imprima.  Cole a folha impressa num papel mais resistente para que não rasgue com facilidade e deixe a criança trabalhar sozinha. Ela deve recortá-lo e montar segundo as instruções do modelo. Nas primeiras vezes, ela precisará da orientação e assistência dos adultos. Depois que “pegar o gostinho”, fará tudo sozinha.

Vejam como ficam bonitos:




O QUE A CRIANÇA APRENDE COM O MODELISMO?

Enquanto monta o objeto, ela estará trabalhando a resolução de problemas de uma forma mais prática e aprendendo a enfrentar desafios, a importância de respeitar regras, orientações, informações. Estará desenvolvendo a paciência, o raciocínio, habilidades motoras e sensoriais, aprendendo a lidar com anseios, frustrações e realizações. Além de tudo é uma atividade relaxante e de convivência com pessoas de outras idades (pais, irmãos mais velhos, avós, tios, etc) e serve como passatempo também.


Além disso, estes objetos podem ser mote para outras aprendizagens escolares como: aprendizagem de alguma dificuldade de alfabetização, produção de frases e textos, problemas com cálculos. Podem ainda servir para construir maquetes usadas nas feiras de ciências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário