sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ATIVIDADES ARTÍSTICAS E A DISGRAFIA

Como prometi, vamos a mais algumas atividades artísticas que ajudam a melhorar a letra de quem possui disgrafia.

ALINHAVOS - os alinhavos além de serem exercícios perceptivos, ajudam na coordenação motora e na preensão. São exercícios que as crianças gostam de fazer.


 

ROLINHOS DE PAPEL E COLAGENS - fazer rolinhos de qualquer tipo de papel e depois colar em forma de flor, outro motivo qualquer ou contornando uma figura tem o mesmo efeito dos alinhavos, pois trabalham as mesmas coisas.


COLAGEM DE PALITOS - podemos usar esta colagem em forma de exercícios com linhas em ziguezague ou para contornar uma figura grande ou de forma irregular. Trabalha a percepção, a preensão, a lidar com objetos finos e com texturas diferentes.


 MODELAGEM COM PAPEL - para este trabalho escolha um desenho e recorte as peças individualmente. Monte também um modelo. Ao trabalhar com a criança deixe que ele olhe o modelo por 1 minuto e depois guarde-o. A criança deve usar as peças soltas para montar o seu o mais parecido com o modelo observado. Este trabalho além de trabalhar a coordenação motora e a preensão, trabalha também a percepção, a observação, a ordenação das peças e a memória visual.

Para crianças menores é melhor entregar junto com as peças, uma folha com o contorno do trabalho. Caberá a criança colocar as peças no lugar certo. Neste caso use um desenho com no máximo 4 peças. E aos poucos, pode ir aumentando o número delas.



ORIGAMIS - As dobras são bons exercícios para melhorar a caligrafia.  Comece com origamis fáceis. Aos poucos, vá aumentando a dificuldade. Os origamis trabalham a atenção e a concentração, memoria visual, a habilidade manual e as destrezas anteriores.



Após trabalhar bastante estes exercícios, pode-se introduzír os cadernos e o traçado das letras. Visto todas, aí sim, podemos começar com os cadernos de caligrafia para dar uma uniformizada no tamanho das letras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário