quarta-feira, 19 de abril de 2017

TRABALHANDO A MÃO INATIVA III

Todos os exercícios postados aqui são movimentos naturais que todos fazemos diariamente. Não há esforço físico, portanto, não prejudica a ninguém.

Exercício 1

Arrume para este exercício um copo e um pratinho ou tampa de plástico e uma bola pequena. Coloque sobre a mesa, o pratinho ou tampa do lado e o copo ( de boca para baixo) na mesma direção e a  um palmo de distância, mais ou menos.

O exercício consiste no seguinte:
1- pegar a bola do pratinho e levá-lo até o copo e depositá-lo sobre o fundo do copo. Levantar a mão ou voltá-la ao ponto de origem.


2- Repetir o exercício ao contrário, ou seja, pegar a bola do copo e levá-la para o pratinho ou tampa.



Repeti este exercício umas 5 vezes para começar. Quando sentir que começa a ficar fácil, aumente um pouco a distância do copo e aumente 3 vezes a repetição do movimento (de 5 passa para 8 vezes). 

Este exercício trabalha a extensão e relaxamento dos músculos dos dedos, mãos e braço. Trabalha ainda a coordenação motora grossa e fina dos músculos que ficam mais tempo sem atividade e que podem atrofiar. Por último, trabalha no consciente do sujeito com paralisia cerebral de moderada grave percepção de que ele possui um outro braço que pode utilizar.

OBS:  NÃO  PODE AJUDAR COM A MÃO ATIVA.

Mas não espere resultados imediatos. Precisam de muitos estímulos  e muitas repetições para que isso aconteça. 

Exercício 2

O exercício 2 é uma variação do anterior. Os movimentos são os mesmos e usa-se os mesmos objetos e os benefícios são os mesmos também. 


 

A unica diferença é que, no lugar do copo ficar de boca para baixo, ele fica de boca para cima. O objetivo é colocar a bola dentro do copo.

Neste exercício, PODE USAR A MÃO ATIVA APENAS E TÃO SOMENTE PARA TIRAR A BOLA DE DENTRO DO COPO.

Exexrcicio 3 

Idem aos anteriores, a diferença está na altura. Em vez de um copo, use um cone, desses de linha ou barbante.






Logo postarei novos exercícios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário