segunda-feira, 12 de março de 2018

PARALISIA CEREBRAL E JOGOS DE OBSERVAÇÃO

OLÁ, PESSOAL! 

Os jogos de observação, como o nome diz, trabalha a observação de detalhes realizada pela visão. Normal para quem não tem problemas, mas muito difícil para quem tem baixa visão ou problemas de figura e fundo como acontece com alguns PCs.

Por isso começo com jogos bem fáceis e vou, aos poucos, aumentando as dificuldades. Dessa maneira, trabalho com um jogo que costumo trabalhar para ensinar as noções de "DENTRO E FORA". Trata-se de um desenho de um liquidificador grande, desenhado numa folha de papel sulfite e colada numa base de papelão. As peças (também desenhadas)  possuem frutas e alguns legumes (que podem servir para fazer suco) e outras peças que não podem ser moídas pelo liquidificador (como parafusos, machado, bolinhas de gude, faca etc)

O jogo consiste em colocar as peças corretas no copo do liquidificador e deixando as outras fora dele.


O segundo jogo, já mostrado em outra ocasião é um quebra-cabeça com apoio visual. Embaixo tem um desenho qualquer e peças soltas que colorem o desenho. A montagem exige que cada peça seja colocada em um lugar certo. A observação da forma da figura a ser colocada e a observação do espaço ajudam a desenvolver a noção de detalhe.


Outro quebra-cabeça é o de uma cena pintada com lápis ou tinta, deixando a figura em branco ou com alguns detalhes pequenos. A figura, também colorida, é recortada em partes. E a criança deve descobrir onde colar cada parte da figura.



O terceiro jogo é formado por uma figura qualquer recortada em formas geométrica. Na folha, traça-se uma moldura e cola-se a parte central da figura que terá uma forma desejada (quadrado, retângulo ou círculo). Dessa forma, partem as divisões da figura que deve ter formas variadas e irregulares. Cabe ao jogador descobrir as peças que formam a figura.


O quarto jogo é um quebra-cabeça com poucas peças (4 ou 5) dependendo da idade do jogador. Neste caso, mostra-se a figura completa, desmancha-se e entrega-se ao jogador para que  possa montar sozinho.


O último jogo desta postagem é um SUDOKU, um jogo chinês. Este é um jogo inicial para aprendizado do jogo.É um jogo mais difícil porque o jogador precisa ter a noção de linha e de coluna para jogá-lo. Este jogo já foi apresentado aqui, inclusive ensinando como fazê-lo.

O jogo consiste em um tabuleiro com 4 linhas, 4 colunas e 4 figuras repetidas 4 vezes cada uma. 

Como jogar: O jogador coloca na primeira linha 4 figuras sem repetir.Na segunda linha, coloca outras 4 (semelhantes às primeiras), mas não pode repetir a mesma figura na mesma coluna.E repete na 3ª e na 4ª linhas e sem repeti-las nas colunas seguintes.


Caso erre, espere terminar o jogo e peça que verifique se tudo está correto. Caso não consiga de forma alguma descobrir o erro, mostre cada linha e peça nova conferência.

Estes jogos servem tanto para PCs como para Deficientes Intelectuais de qualquer síndrome.

Nenhum comentário:

Postar um comentário