quinta-feira, 14 de março de 2019

A SÍNDROME DE SAVANTS


Vocês já ouviram falar desta síndrome? 

Savant é um termo francês que significa “sábio”. Logo, é a “Síndrome do Sábio”. 


A Síndrome de Savants é um distúrbio psiquiátrico, uma variação rara de ocorrência, em que a pessoa apresenta altíssima funcionalidade. Isto é, a pessoa apresenta uma “incrível genialidade” sobre um determinado setor do conhecimento humano, por terem uma extraordinária atividade intelectual. 

Quem acompanha o seriado “Good Doctor” pode entender melhor o que está sendo dito aqui.


Na série "Good Doctor", o rapaz da na foto é um médico neurologista que, depois de levantadas todas as opções dentro de uma cirurgia  feitas por médicos cirurgiões comuns e de sempre haver empecilhos, o rapaz tem uma ideia genial e tudo ocorre com êxito.

Apesar dessas pessoas apresentarem uma memória com um funcionamento acima da média. A maioria dos Savants, nem sempre compreendem o que estão executando e de onde vem essa sua genialidade.

Stephen Wiltshire é autista e savants de Nova York.
É um gênio na arte de desenhar.

A Síndrome de Savants é algo muito raro. Tem a prevalência de 1 para 10 pessoas inclusas ou não dentro do Espectro Autista (o que já não é bastante difícil de ocorrer). Ter essa altíssima habilidade é mais raro ainda, podendo estar presentes em outras deficiências do desenvolvimento também. É preciso afirmar e deixar claro que alguns Aspergers podem ser Savants, mas nem todo Savant é autista.

Daniel Tammet - incríveis habilidades matemáticas 
e fala, fluentemente, 11 línguas diferentes.

A Síndrome de Savants é mais facilmente diagnosticada em crianças. No entanto, pode ser diagnosticado na idade adulta após alguns traumas cerebrais, como por exemplo: meningite, ataques epiléticos ou derrames cerebrais. Essa síndrome  ocorre mais em homens do que nas mulheres.


HISTÓRICO

Por ser rara, a Síndrome de Savant é pouco conhecida, embora tenha sido citada nas literaturas científicas desde a metade do XVIII, quando o psiquiatra Benjamim Rush descreveu  que Thomas Fuller tinha uma incrível habilidade para lidar com números.

Thomas Fuller

Em 1887, o médico John Langdon Down, o mesmo que identificou a Síndrome de Down, descobriu 10 pessoas com a Sindrome de Savant enquanto fazia seus estudos. Nesse grupo havia um menino que conseguia recitar o livro “O Declínio e a Queda Do Império Romano” de trás para a frente. John Down manteve contato com os garotos desse grupo por 30 anos.


John Down usou o termo “idiot savant” num primeiro momento, significando “idiota-prodígio”. Naquele tempo, “idiota” era um termo científico muito usado para denominar pessoas com QI abaixo de 25. No entanto, o caráter pejorativo do termo o derrubou, passando a ser usada uma nova nomenclatura: Síndrome de Savant. 



Atualmente, são encontradas pessoas com Síndrome com QI entre 40 e 70, mas também podem ser encontradas pessoas com QI de 70 até 114.

Nenhum comentário:

Postar um comentário