sábado, 25 de maio de 2019

CONVERSA DE ADULTOS

Não é segredo para ninguém que “amo” falar de Educação. Afinal, vivi a minha vida inteira em torno dela, estudando ou trabalhando com ela.



O termo Educação vêm de longa data. Esse termo surgiu de uma língua que há muito tempo não existe mais: o latim. Mas o termo não se formou assim prontinho, mas houve a justaposição do prefixo “ex” com o termo “ducare”. “Ex significava “ fora” e o significado literal de “ducare” é “conduzir, levar ou direcionar”. Juntando os dois termos fica: “exducare ou educere” que significa “conduzir a criança (os seres humanos) para fora dela mesmo”. E este significado é muito bonito na medida que a criança vai aprendendo ao mesmo tempo que o mundo se amplia para ela. Sem educação o mundo da criança fica muito limitado. Hoje em dia, o termo EDUCAR, apresenta vários significados.


A primeira infância (de 0 a 6 anos) é uma fase importante da vida. Não só pelo desenvolvimento físico que podemos observar, mas principalmente por uma parte invisível aos nossos olhos, mas que marca sua vida e o influencia na vida adulta: o desenvolvimento neurológico.


Nessa fase, a atitude dos pais é fundamental para que “a criança saia de um estado de estagnação e dependência, para um estado de conhecimentos adquiridos pela experiência e pela vivência pessoal que lhe permita dominar o mundo e garanta sua autonomia”.

O desenvolvimento físico já está programado pelo DNA de cada criança. Ele atua sozinho e independente da vontade dos pais. O que os pais precisam, é estar de olho para que os ganhos aconteçam na época correta ou procurar ajuda profissional, caso atrase muito. O que os pais devem fazer nesta fase é, justamente, dar oportunidade para que o desenvolvimento neurológico da criança ocorra de forma sadia.



Porém, muito mais importante é o desenvolvimento neurológico.  As ações dos pais, no tocante aos ensinamentos, influeciam decisivamente nas funções neurológicas, porque agem diretamente nas conexões entre as células cerebrais: os neurônios. E estas é impossível de ver, porém observável através das atitudes e reações das crianças. estas conexões não são visíveis a olho nú porque ocorrem dentro do cérebro, porém são observáveis através das atitudes e reações das crianças. 

O que os pais devem fazer nesta fase é criar oportunidades para que o desenvolvimento neurológico da criança ocorra de forma sadia. Como fazer isso? Será assunto de nossa próxima postagem.

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