quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Conversa nº 6 – DOS 3 AOS 4 ANOS



Nesta idade, seu filho já deve ter adquirido certa independência como mover-se para todo lado sem esbarrar em objetos ou pessoas, subir e descer escadas alternando os pezinhos, saltar alguns pequenos obstáculos.

No entanto, ainda podem temer os saltos de pequenas alturas, como por exemplo, de um degrau para o chão. Isto porque, as crianças acham que devem saltar sempre de uma mesma maneira em todos os casos. Por isso, é preciso ensiná-las.

REGRA GERAL PARA TODAS AS ETAPAS - Elogie todas as tentativas (mesmo as erradas), mas comemore apenas quando acertar. As crianças desta idade devem aprender a ouvirem críticas sem ficarem magoadas e emburradas, pois o NÃO se foi bem trabalhado, não haverá problemas. Comece de acordo com a sequência de dificuldades:


1- SALTAR SEM SAIR DO LUGAR – é preciso dar impulso e cair com os dois pés ao mesmo tempo.


2- SALTAR PARA A FRENTE – marque no chão com giz ou fita crepe uma distância pequena (de uma mão na lateral para começar). A criança dará impulso para a frente com os pés juntos na tentativa de superar essa distância. Á medida que for conseguindo, aumente um pouco mais a distância.


3- SALTAR DE PEQUENA ALTURA – comece com um pequeno degrau. Segure nas duas mãos para dar confiança e relembre os dois passos anteriores.  Aos poucos solte uma mão e depois as duas. Conforme for pegando confiança e lembrando do que fazer, pode ir aumentando a altura aos poucos.


OBS- não se preocupe se não deu para chegar ao número 3 desta lista. Mas assegure-se de que a sequência cumprida foi proveitosa e se a criança realmente sabe fazer.

Também é hora de estimular o CONTROLE NEUROMOTOR. 

Jogos bons para isso são os de empilhar coisas. Podem ser de 5 a 8 coisas que vão da maior para a menor. Desafie seu filho (a) a colocar da maior para a menor. De um tempo e inverta a colocação (do menor para a maior) para que ele veja o que acontece. A partir de então, se as peças forem ocas de um lado ajude-o e desafie-o a montar e guardar do outro lado.


Por falar em guardar está também na hora de começar a ENSINAR A ORGANIZAR AS COISAS. Comece com os brinquedos dele (a). Brincou, se divertiu e é hora de guardar. Proponha um desafio, como por exemplo, ver quem coloca mais brinquedos na caixa. Claro que você vai deixar que ele ganhe. Beije, abrace, elogie. De vez em quando, ganhe dele (a), para que ele (a) não pense que há ajuda. Faça isso sempre que a brincadeira acabar.


Quando já fizer sozinho, passe para os sapatos, tênis ou chinelos que vivem espalhados. Desafie-o novamente. Mais tarde, separar as roupas que precisam ser lavadas. Ensine-os a juntar e colocar num cesto ou sobre a máquina de lavar.


Próxima postagem: desenhos infantis nessa idade.

OBS: Peço desculpas pelo atraso nas postagens, mas foi por motivo de saúde.

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