quarta-feira, 1 de abril de 2020

Conversa de adulto (14) A ANSIEDADE


A ansiedade é outro fator envolvido no medo ou na coragem de alguém, já que considerada o “mal” do século. A ansiedade é um estado psicológico, assim como o estresse, que afetam as pessoas em qualquer idade e pode ser causada e agravada pelos fatores cotidianos que todos enfrentamos e que causa uma reação do corpo ao perigo. De uma forma menos técnica, a ansiedade é aquele “nervosinho com frio na barriga” que sentimos na véspera de uma prova da matéria que achamos que não dominamos muito bem, diante de uma reunião importante, de falar em público etc. Esta é considerada uma ansiedade normal. E, pensando assim, todos somos ansiosos.

Mas quando se diz em ansiedade é porque nem todos ficam na ansiedade normal, porque as pessoas são diferentes e umas podem ser mais ou menos ansiosas que a normalidade. S ão estes graus de maior ou menor ansiedade que podem se transformar em transtornos mentais sérios que muitas vezes não são tratados e terminam por gerar outros transtornos como, por exemplo, as crises de pânico.

É necessário esclarecer que a ansiedade sendo um estado psicológico NÃO É um fenômeno patológico, ou seja, NÃO É DOENÇA PSICOLÓGICA (loucura ou coisa parecida), mas está presente em vários ciclos da vida dos seres humanos, especialmente, em algumas fases do desenvolvimento. Isto significa que todos os seres humanos se sentem ou se sentiram nervosos e ansiosos em algum momento da vida.

Ocorre que para algumas pessoas, há uma constância, uma frequência maior desse estado de nervosismo (ansiedade), enquanto para outras, esses estados são mais espaçados, mais distantes uns dos outros.

POR QUE EXISTE A ANDIEDADE?

Como um estado psiquico natural que serve também para nos alertar de um perigo e nos preparar para enfrentá-lo. Portanto, a ansiedade é, bastante útil, embora provoque sensações emocionais desagradáveis e desconfortos físicos. Podemos dizer que a ansiedade é uma reação instintiva.


Ansiedade e medo estão relacionados entre si. Frente a situações de perigo surge o medo. E se esse medo for do tipo “imaginário”, é ele quem aciona a ansiedade. Ocorre um disparo das sensações emocionais e físicas que vão atuar sobre a fabricação dos hormônios produzidos pelo próprio corpo e fazendo com que o corpo distribua as doses hormonais de maneira desigual, promovendo um desequilíbrio que impedem que as pessoas ajam com bom senso, ou seja, que sejam capazes de descobrir uma saída para algo que a pessoa “imagina que vai acontecer”.

É esse desequilíbrio que determina o grau (maior ou menor) da ansiedade das reações físicas que podem aparecer, como por exemplo: a palidez, o frio na barriga, o suor nas mãos, secura na boca, frequência de urinar ou evacuar, enjoos, vômitos, náuseas, falta de ar e tensões musculares, problemas de sono, e outros.

Uma reação hormonal comum na ansiedade de alto grau e a distribuição de grandes doses de adrenalina que aumenta o estresse e promove o ataque de pânico. Portanto, é essa combinação em maior grau que afetam profundamente a vida das pessoas, prejudicando a vida social, profissional e desenvolvendo, muitas vezes, doenças físicas.



Reafirmo que:

a) ser ansioso é normal,

b) que antecipar o futuro e criar plano para resolver o que poderá ocorrer à frente é natural, saudável e inato nos seres humanos,

c) quando as pessoas passam a valer da imaginação para tudo o que lhe inspira medo, se transforma num transtorno, portanto, passa a ser uma ansiedade patológica e

d) para perceber se é uma ansiedade patológica basta se “ligar” no que você DEIXA DE FAZER por conta desse “nervoso”. E, para este tem tratamento com profissional adequado: o psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário