sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

E POR FALAR DE ALFABETIZAÇÃO...

Andando pelas ruas de nossa cidade vemos uma porção de cartazes, outdoors, uma imensa quantidade de jornais e revistas nas bancas, além das placas de sinalização, das ruas e das lojas, ofertas de empregos etc. Ligamos a televisão, e mais letras. De todas as cores e formatos. Vivemos cercados por letras e palavras. É a marca de nossa cultura. É o que chamamos de “letramento”. E, por isso mesmo, aprender o código (letras do alfabeto) se torna imprescindível.

A criança compartilha desse mundo. Vê os pais lendo, comentando, criticando ou apoiando determinado artigo, filme ou propaganda de televisão. Por essa razão, quando a criança chega à escola, já traz consigo algumas idéias ou hipóteses sobre a escrita das palavras.

Segundo Emília Ferrero e Ana Teberosky, essas idéias ou hipóteses são:

Hipótese pré-silábica

Nesta fase, a criança já diferencia o desenho de algo que é escrito porque já observou as pessoas lendo e escrevendo. Nesta hipótese a criança pode misturar traços, letras aleatórias e números. Passa o dedinho sobre o que “escreveu” e lê frases inteiras. Percebe-se que sua observação ainda não está completa, pois o registro escrito não corresponde ao que é “lido”.EX:

__OAR2LT1 (cavalo)

ST1RLOA (mesa)


Nesta hipótese, desaparecem os traços, aumentam a quantidade e a variedade das letras dentro da palavra. Ainda deslizam o dedo sobre o registro escrito, mas ainda esse registro não corresponde ao nome do objeto. EX:

OooooooaR (cavalo)

aaaaaaoooooLRST (mesa)

Hipótese silábica

Mais tarde, a criança atinge um estágio importante. Auditivamente percebe que as palavras podem ser longas ou curtas e que os sons variam dentro da palavra. Então, passa a representar com letras as sílabas que ouve. Nessa representação podem utilizar vogais ou consoantes.EX:

AAO ou CVL (cavalo)

EA, MZ  ou MA (mesa)

Hipótese silábico-alfabética

Este é um período de transição. Ora a criança usa uma letra para representar as sílabas, ora forma a sílaba perfeitamente.EX:

CAVAO (cavalo)

MZA (mesa)

Hipótese alfabética

Nesta hipótese a criança compreende que cada letra tem seu valor sonoro e já domina a seqüência sonora de acordo com a forma da palavra. EX:

CAVALO


MESA OU MEZA


Conhecer estas hipóteses é importantíssimo na sala de aula, pois norteia a tarefa de intervenção do professor. O conhecimento delas evita que o professor  e pais rotulem as crianças como “fraquinhas” ou que não as estimulem de forma adequada para que possam aprender o código.

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