segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A CRIANÇA E OS DESENHOS (II)

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA FIGURA HUMANA


A primeira figura humana é bem rudimentar. É composta por um circulo grande com traços que partem dele (círculo irradiado). 

Algum tempo depois, começa a chamada “fase girino”. A figura humana é composta de um círculo grande (cabeça) onde alojam os olhos e a boca. Desse círculo partem braços (quando há) e pernas.

Com as percepções da criança ao se movimentar, em breve o corpo aparece ligado à cabeça em seus desenhos. As pernas alojam-se no lugar adequado e, geralmente, são longas. Isto porque, precisam delas para andar, correr e brincar. Aparecem os pés com formato circular. Os braços são proeminências e podem partir do corpo ou da cabeça.

Enquanto novas percepções amadurecem, o desenho da figura humana vai sofrendo algumas alterações: a cabeça diminui desproporcionalmente em relação ao corpo e aparecem os braços como pequenas projeções à altura do pescoço e sem mãos. Podem aparecer cabelos e orelhas, mas não é regra. Aos poucos, os braços vão para a posição normal, encompridam e voltam a aparecer mãos. Essas observações ocorrem com a tomada de consciência do próprio corpo.

Estas  fases são rápidas,possuindo entre uma e outra, a duração média de 3 a 4 meses. Com a figura humana pronta, ocorre uma fase mais longa, repleta de experimentações. 
Reparando nessas figuras, pode-se notar que ora se alongam, ora encurtam.. Braços e pernas ficam mais compridos ou mais curtos. É nesta fase que a criança se encanta com as cores. Então, passa a desenhar figuras humanas verdes, amarelas, vermelhas, azuis etc. Novos elementos são incorporados a esse desenho. Os cabelos passam a ter uma tendência mais curva, os pés podem ser mais compridos e finos, e nas mãos, aparecem os dedos, em formato de bola ou grossos e compridos. 


O importante é que todas as figuras humanas até os 5 anos, mais ou menos, são assexuadas, isto é, representam tanto meninos como meninas.
Por volta dos 6 anos, é a época em que os desenhos das crianças começam uma nova fase. É a fase de criação dos esquemas, sejam eles de figuras humanas ou dos objetos ao seu em torno.Algumas crianças já percebem e colocam a linha de chão.

O esquema é uma forma básica, um jeito fácil de que a criança se vale para desenhar o que quer ou o que precisa. Existe o esquema de flor, de casa, de carro, de figura humana. Os esquemas servem de base para o desenho de outros objetos Ex uma casa pode virar um castelo. Um cão pode se transformar um gato, numa onça ou num leão. A árvore pode ganhar frutos, perder sua copa ou ganhar novos galhos. O esquema de pato, pode se.transformar num lindo cisne, num gavião ou nua ave que voa no céu.

Com novas observações e experimentações, o esquema vai sendo alterado para ganhar verticalidade.

Aos 7 anos e definido o esquema de figura humana, a criança desenhará pessoas do seu convívio, todas do mesmo jeito.  Ganham roupas com a qual definem o sexo e apresentam uma riqueza de outros detalhes que tornam as figuras humanas mais realistas.
Até agora, as figuras permaneciam estáticas. A partir dos 8 anos de idade, as figuras ganham movimento. São movimentos ainda tímidos, mas que melhoram dia a dia, dependendo da freqüência com que desenham




Referências:

COX, Maureen. Desenho da Criança. Martins Fontes, SP, 2001
GREIG, Philippe. A criança e seu desenho: o nascimento da arte e da escrita. Artmed, Porto Alegre, RS, 2001
LOWENFELD, Victor; BRITTAN W.L. O Desenvolvimento da Capacidade Criadora, Ed Mestre Jou, SP, 1970

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