sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

A HORA E A VEZ DAS TABUADAS

As aulas começaram. Logo são cobradas as operações fundamentais. E com elas, as terríveis e cansativas tabuadas. E quando a professora passa na lousa: “Faça X vezes a tabuada do ...”, as crianças sentem um arrepio percorrer a espinha dorsal. E com isso, as crianças acabam tendo verdadeiro horror pela palavra “T A B U A D A”, razão pela qual, elas aprendem rapidamente a “enganar” a professora, fazendo as tabuadas em “carreirinha”. O pior é que se enganam também porque não aprendem .

Muitas vezes, na ânsia que os alunos aprendam a resolver as operações de multiplicar e dividir, é o próprio professor quem acaba por ensinar certos truques que facilitam a vida dos alunos, mas não os faz compreender o processo, o significado e a importância das tabuadas. Outras vezes, é o pai,  a mãe, o irmão ou um amigo, quem ensina esses truques.

Como transformar uma atividade enfadonha em algo divertido e prazeroso?

Toda criança e adolescente gosta de jogar. E porque não transformar a atividade de “fazer as tabuadas” num jogo gostoso e atraente?

Conhecem as “tabuadas artísticas”? Não?!!!
Vejam alguns jogos de tabuada para alunos em atendimento:

Círculos de diversos tamanhos colocados aleatóriamente

Círculos em linha zigue-zague

Quadrados em linha semi-circular



Imitando bolhas de sabão


Veja como fazer estes jogos:


PREPARO: 
As próprias crianças podem preparar estes jogos, fazendo as repetições necessárias e com prazer.

Numa folha de papel branco ou colorido, espalhe de forma criativa os resultados da tabuada ou as continhas. Escolha uma forma geométrica que queira trabalhar (círculos, quadrados, triângulos de uma só cor ou de várias cores), recorte e escreva atrás de cada uma, a continha (se colocou a resposta) ou o resultado (se colocou as contas) da tabuada trabalhada. 

COMO JOGAR:
Divida a sala em duplas. Uma criança jogará e a outra exerce o papel de controlador, ficando com as peças a serem coladas. O controlador olhará o que está atrás da forma geométrica. Supondo que seja a continha perguntará, por exemplo, ao colega: “quanto é 7 x 8?” Se o colega acertar a resposta receberá a peça, procurará a resposta dada e colará em cima da resposta. Depois trocam.Ao final do jogo, um trabalho artístico estará completo.


Bom jogo!!!

Em breve, mostrarei outros tipos. Aguardem!!!

Um comentário:

  1. Olá, Sueli!!!
    Gostei dessa estratégia para o ensino das tabuadas...realmente cabe ao professor criar estratégias para tornar sua aula mais prazerosa e eficiente, pois atualmente não podemos ficar imóveis a tantas transformações na Educação...
    Parabéns!!!
    Bjs e SUCESSO!!!

    ResponderExcluir