quarta-feira, 23 de março de 2011

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE AS CAUSAS DA DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

O parto é um momento delicado para o bebê. As causas peri-natais são aquelas que acontecem justamente durante esse momento. As  condições maternas de saúde também são importantes. O diabetes, a eclampsia e a anemia causam partos demorados e sofrimento fetal, com grandes possibilidades de anóxia (falta de oxigenação cerebral) que, por sua vez, causa  lesões encefálicas..

Outros fatores podem estar presentes.  Veja no filme alguns problemas que podem acontecer:



O filme mostra alguns problemas: o primeiro, ao ser expulso do ventre materno, por estar mal encaixado, bate com o pescoço no osso pélvico, podendo lesionar a base crânio, danificando o tronco encefálico ou causando uma lesão periférica no cerebelo. Depois mostra que, ao ser tracionado durante a expulsão, os nervos aferentes (que levam informações ao cérebro) ou eferentes (que trazem respostas do cérebro) podem ser lesionados, rompidos ou descolados do tronco encefálico. Terceiro, pode se sufocar com a pele que forma a bolsa. Isto sem falar do cordão umbilical que pode se enrolar no pescoço do bebê.

Já as causas pós-natais, referem-se a ocorrências traumáticas que podem ocorrer durante a vida, como quedas ou acidentes que traumatizam o cérebro ou outros órgãos do encéfalo..Estes, podem acontecer em qualquer idade ou etapa da vida.

Dependendo da gravidade da lesão e da parte atingida, a deficiência pode ser classificada como leve, moderada, grave ou severa (profunda).  

Com relação à capacidade de realizar aprendizagens, ou seja, segundo o grau de adaptabilidade desses sujeitos, podem ser classificados como treináveis ( capazes de realizar aprendizagens básicas),  educáveis (que podem receber educação escolar) e dependentes (são portadores de limitações grave ou profunda). 

Dicas para a sala de aula:
Se você tem um deficiente intelectual na sala de aula, é porque ele é capaz de aprender. No entanto, é preciso compreender que o tempo dessa aprendizagem é diferente do restante da turma. Os deficientes intelectuais precisam de uma aprendizagem passo a passo, e com muita repetição em cada um. Ele precisa dominar um passo primeiro para adquirir outro. De tempos em tempos, deve-se revisar os passos aprendidos para que a sequência se fixe na memória.

Para lidar com deficientes intelectuais é preciso compreender que não adianta muitas informações de uma vez. Eles não memorizam. 

A maioria dos deficientes intelectuais apresenta carência de imagens mentais. Por isso, é preciso que os conteúdos apresentados necessitam ter muitas imagens (de preferência, bastante coloridas) para tornar esses conteúdos, o mais concretos possíveis.

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