sábado, 26 de março de 2011

QUEBRA-CABEÇAS

Brincar de montar Quebra-Cabeças é uma delícia. As crianças se empolgam com essa atividade. E é nessa empolgação de um jogo fácil, que ele se torna um grande organizador das funções cerebrais. Os Quebra-Cabeças ajudam a manter a atenção e a concentração, a trabalhar a noção de espaço, o todo e as partes, ensina as noções de analise e síntese, mas principalmente, força a criança a prestar atenção nos detalhes.

Os Quebra-Cabeças industrializados são coloridos, apresentam figuras interessantes e bem ao gosto da garotada. Apresentam, ainda, uma graduação de dificuldades  através do número de peças. Mas, se seus alunos precisam realmente prestar atenção a detalhes, o melhor mesmo é confeccioná-los você mesmo. Procure uma figura interessante em preto e branco, e recorte em número de peças adequadas á idade e á compreensão dos alunos. Cole aleatóriamente em uma folha de papel branco e tire xerox  para todos  os alunos. Eles devem recortar, montar, colar. Depois de pronto, podem colorir. Como estes:

A falta de cor obriga as crianças a prestarem atenção aos detalhes, pois a cor serve como guia.. 

Obs. se as crianças  forem da Educação Infantil, é melhor que a figura seja colorida e com poucas peças. Comece com 2 ou 3 peças e vá aumentando lentamente.


Depois de montados e coloridos, os Quebra-Cabeças ainda servem para nomear figuras (Alfabetização), para a formação de frases e pequenos textos orais (séries iniciais) e para produções de textos mais elaborados (do 4º ano para a frente).

Um comentário:

  1. Olá! Estou fazendo alguns quebra-cabeças para trabalhar com meus alunos.
    Realmente, são muito estimulantes.


    Abraço, Tatiana.
    www.oceano-particular.blogspot

    ResponderExcluir