segunda-feira, 28 de março de 2011

A CRIANÇA DOS 9 AOS 12 ANOS E SEUS DESENHOS

Aos 8 anos , segundo Greig (2002), as crianças atingem a "idade de ouro do grafismo". Elas gostam dessa atividade e sentem prazer em realizá-la. Porém, ao completar os 9 anos, parece que todo aquele entusiasmo cessa. E passam a reclamar porque a professora pediu um desenho ou tem que ilustrar um texto ou um trabalho. E quando o fazem, parece que as idéias fogem do pensamento e, a maioria prefere não colorir. Isto acontece porque as crianças, a partir dessa idade, passam a ser auto-críticas, isto é, analisam e criticam suas próprias atitudes. É a fase que Greig chama de "idade da razão".


Isto acontece também porque passam a comparar seus desenhos com os desenhos dos amigos. E sempre existem os comentários. " O do fulano está legal, mas o seu... " 

Essa idade, coincide ainda com o início da puberdade, uma fase em que a criança se volta para os amigos e para o grupo. Pais e professores deixam de ser os " modelos" ou referências de comportamento e de formas de pensar. Os modelos, agora, são os amigos. E o que o amigo diz, é lei.

Um outro ponto importante para que surja a auto-crítica coincide com o aprendizado da disciplina de Artes.. O "belo", expresso pelos grandes artistas, impressiona a criança e esta passa a achar que é incapaz de realizar obras daquele nível. Infelizmente, essa idéía de incapacidade, é reforçada pelas exigências da própria disciplina. Vem à tona, então, a lembrança das "revistas para colorir", as cobranças, a opinião e as gozações dos amigos.  A criança fica confusa, desobediente, mandona, inquieta.


Por outro lado, é a época de maior expressão gráfica, porque a criança coloca todos os seus sentimentos (alegria, tristeza, raiva, ansiedade) em seus desenhos. E também a época da descoberta da perspectiva, do domínio do  traço, do mostrar e ocultar e da consciência da realidade. Mas, como ainda não dominam bem essas novidades, o desenho parece-lhe estranho.

É normal até os 9 ou 10 anos que, nesse testar e aprender a conhecer a realidade, as crianças cometam alguns erros, como por exemplo, a transparência das paredes de uma casa mostrando todo seu interior. Quando isso acontece por volta dos 12 anos, já não é tão natural. Ela  pode estar passando por algum problema emocional.


3 comentários:

  1. Interessante. Estou em busca de saber se minhas filhas têm talento para desenho e como (e se) devo incentivar esse talento. A mais velha tem 9 anos e ama desenhar e acredito que desenhe muito bem, não gosta de colorir mesmo, mas acho que os amigos gostam de seus desenhos e isso incentive. Tem alguma forma de saber se ela realmente tem um dom? Ou isso não importa?

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    1. Olá, Lúcia. Importante e interessante sua pergunta. Toda criança gosta de desenhar. Se colore ou não o seu desenho, não importa. O que interessa neste momento é o que ela expressa através do desenho, o que ela aprende com isso, como: coordenação motora, visão de mundo real ou imaginário, sentimentos que expressa, desenvolvimento da criatividade etc.Ter dom é outra coisa, que se firma mais tarde. Nesta idade (9 anos), ela ainda está interessada na expressão e no prazer que esta atividade traz. Daqui a um ou dois anos, ela pode deixar de gostar desta atividade devido ao aumento da autocrítica. Se tiver dom, continuará insistindo e querendo experimentar outros materiais e técnicas. Se parar, foi uma fase boa que lhe trouxe grandes ensinamentos. O que fazer no momento:deixá curtir esta fase. Nunca critique ou elogie demais. No primeiro, perderá o interesse. no sgundo, se sentirá na obrigação de fazer melhor. Elogie sim,mas sem exageros. De resto, o tempo dirá.
      Bjs e abraços para você e sua filha.

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