Carimbar é uma atividade muito gostosa. As lojas de comércio estão repletas desse tipo de brinquedo. Existem carimbos de animais, de letras, de histórias, de personagens de quadrinhos, de fadas. princesas etc.
Mas, o gostoso mesmo é carimbar com o que aparece à nossa frente. E aí vira uma festa. São tantas as descobertas que se faz! Estas são com legumes. Um pedacinho de couve-flor logo vira uma árvore. A cenoura vira flor. Com pimentões partidos ao meio surgem flores originais. O legal é que podemos usar o que quisermos.
E as cores? Ora, um pouco de tinta guache resolve o problema. Agora, é só conferir os resultados.
Este tipo de atividade deixa as criança boquiabertas. E então, querem experimentar tudo. E com essa curiosidade toda vão desenvolvendo a criatividade, vão aprendendo a compor cenários interessantes, vão aprendendo a solucionar os problemas que aparecem como borrões ou figuras não tão perfeitas. vão criando habilidades porque fazem uso do sensorial ao mesmo tempo em que adquirem as capacidades como a de construir uma cena, de sentir-se capaz de pintar, de melhorar a comunicação, de melhorar a oralidade, de perguntar e de responder etc. Enfim, tornam-se capazes de pensar.
Depois de prontas, as pinturas servem para uma série de outras atividades, como produção de textos orais e escritos na disciplina de Lingua Portuguesa e uma série de problemas envolvendo o nome dos legumes que passaram a conhecer.
A idéia está dada. Agora, é só colocar a mão na massa e deixar rolar a criatividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário