sexta-feira, 13 de maio de 2011

FAZENDO ARTE...

Para as crianças, usar tinta em suas pinturas é uma festa. Normalmente, é uma atividade agradável. E por ser assim tão prazerosa, as crianças possuem mil idéias e dão asas à imaginação.

Mas, não é raro ouvir as seguintes frases "não sei pintar", "não gosto de pintar" ou "não sei o que pintar", ao colocarmos diante de algumas crianças os potes de tinta, o pincel e a folha. Acontece que essas crianças estão bloqueadas, seja porque não tiveram oportunidade para desenvolver essa atividade, seja por conta do auto-conceito, ou ainda por ouvir críticas ou comparações.

E como acabar com esse bloqueio? 


Muito simples. Existem técnicas que ajudam as crianças a se desbloquearem. Uma delas é a técnica da "PINTURA DE ASSOPRO".


Você vai precisar de: 
  • tinta aguada (uma medida de tinta guache para 2 ou 3 de água) de diversas cores.
  • canudinhos de refrigerante.
Coloque umas gotas de tinta sobre a folha e assopre usando o canudinho para empurrar a tinta.O resultado é diferente de tudo o que a criança conhece e ela percebe que pintar pode ser uma atividade bem divertida. 


Obs: NÃO ESQUEÇA, DE TEMPOS EM TEMPOS, FAZER EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS. A CRIANÇA PODE FICAR TONTA DE TANTO ASSOPRAR PORQUE SE EMPOLGA DEMAIS.


Alguns resultados dessa técnica, que pode ser aplicada individualmente, em duplas, trios ou quartetos. 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário