segunda-feira, 22 de agosto de 2011

MICROCEFALIA


A microcefalia é considerada uma doença rara, pois, sua prevalência é de 1 caso para cada 40.000 nascidos. Ela ocorre devido a várias situações. Pode ser por uma anomalia genética (microcefalia primária) ou por outros problemas, tais como infecções maternas durante a gravidez como a rubéola e a toxoplasmose, por exposição a radiações ionizantes durante o primeiro trimestre da gravidez, por fusão prematura dos ossos cranianos com causa desconhecida e ligados a defeitos congênitos ou como consequência do raquitismo (microcefalia secundária) e zica (transmitida pelo mosquito aedes eghipt. Todas essas causas provocam uma redução do tamanho da caixa craniana e do encéfalo.

As conseqüências dessa diminuição do crânio impede que o cérebro cresça normalmente. A microcefalia primária pode provocar hipertonia muscular, paralisia, crises convulsivas e atraso mental. Já a microcefalia secundária depende do tipo de causa e gravidade do comprometimento.

O atraso mental decorre do fato de que, com os cérebro diminuído, as funções cerebrais não atuam convenientemente, pois pode afetar um ou os dois hemisférios cerebrais. O atraso mental pode variar de um leve atraso até um retardamento profundo.

Infelizmente, ainda não há tratamento para a microcefalia. Porém, quando a fusão óssea é detectada precocemente, pode-se obter bons resultados (diminuição das sequelas) com intervenção cirúrgica.

Os sintomas da microcefalia  variam de pessoa a pessoa e de acordo com a idade. Em prematuros e lactantes podem aparecer sintomas como a apnéia, bradicardia, fontanela (moleira) tensa, veias dilatadas no couro cabeludo, crânio de formato  arredondado, aumento do perímetro encefálico. Crianças mais velhas queixam-se de dores de cabeça e vômitos. Observa-se também: letargia, edemas papilares, hiperreflexia (reflexos muito ativos ou em excesso) e clônus (série de contrações musculares, rítmicas e involuntárias, em que o espasmo e o relaxamento se sucedem alternadamente. Atinge especialmente o dedo grande dos pés, o pé, a mão, e a rótula, podendo mesmo ser generalizado).

16 comentários:

  1. Sueli, obrigada pela visita!!
    Gosto muito de seus posts, são sempre explicativos... Um abraço.

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  2. como pode ser "mil maneiras de estimulação pedagógica" se vc não citou nenhuma?

    Discordo da Bruna, não foi muito explicativo não... :(

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    1. também não vi nenhuma e não achei muito explicativo

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  3. Cade a parte da estimulação pedagogica?

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    1. Todo o blog é de estimulação pedagógica. Você viu o restante ou pegou um texto explicativo e julgou o blog todo?

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  4. ola...mei filho foi diagnosticado c microcefaloa,,,porem o medico nao me explicou nada sobre a doenca...ao ler na net do q se tratava..qse infartei..tomei varios calmantes...e estou gravida d 7 meses....ele passou c tanto medicos,fez varios exames,e nunca foi detectado nada...ele tem uma sindrome de williams...um retardo mental leve..to mto assustada c td isso..foo descoberto agora c 7 anos d idade...sera q realmente ele tem essa doenca...e se tem sera q e leve?? me ajudem por favor

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  5. ola...mei filho foi diagnosticado c microcefaloa,,,porem o medico nao me explicou nada sobre a doenca...ao ler na net do q se tratava..qse infartei..tomei varios calmantes...e estou gravida d 7 meses....ele passou c tanto medicos,fez varios exames,e nunca foi detectado nada...ele tem uma sindrome de williams...um retardo mental leve..to mto assustada c td isso..foo descoberto agora c 7 anos d idade...sera q realmente ele tem essa doenca...e se tem sera q e leve?? me ajudem por favor

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    1. Olá, Mariane.Sei que não é fácil receber uma notícia destas. Mas os médicos, principalmente com recém-nascidos, não é fácil um diagnóstico preciso. Algumas síndromes só são descobertas mais tarde, quando alguns sinais se tornam mais visíveis.É o caso da Síndrome de Williams. E ainda bem que você sabe (mesmo que seja agora) o que ele tem. Milhares de outras pessoas só ficam sabendo quando estão na adolescência ou na fase adulta. Sabendo (mesmo que seja agora) você pode ajudar muito mais o seu filho.

      Mas, seja Microcefalia ou Síndrome de Williams seu filho pode ter uma vida quase normal. Conseguirá ir à escola e aprender muitas coisas.Só que de uma maneira mais lenta que as outras crianças.

      Tanto a microcefalia quanto a Síndrome de Williams só fazem uma coisa: fazer o cérebro do seu filho trabalhar mais lento que o normal.Por isso, tranquilize-se.

      Claro que as pessoas se assustam com alguns termos das descrições das síndromes. Comigo aconteceria o mesmo. Mas você está convivendo com ele há 7 anos e deve conhecê-lo melhor que ninguém. Sabe das dificuldades que ele apresenta e das qualidades que ele tem como filho e como pessoa. Explore ao máximo essas qualidades e ajude-o nas dificuldades, atacando uma por vez, com calma e paciência. Não é porque ele tem uma síndrome que tudo está perdido. Se precisar de orientação, escreva para contato.milmaneiras@gmail.com. Terei imenso prazer em ajudar no que puder,

      Não se desespere para não prejudicar seu novo bebê. Ok. Calma e fica com Deus.

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  6. Ola gostaria de visualizar atividades pedagógicas e de estimulação da visão para trabalhar com minha aluna que tem microcefalia ela está na segunda série...

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    1. Querida, a barra lateral está com problemas, eu já pedi que arrumassem, mas ainda não fizeram. Estou tentando uma nova forma, mas ainda não deu certo. por enquanto, faça o seguinte:Anote a atividade que quer ver e entre pelo Google ou vá ao final de cada página e click em "ver postagens anteriores" até encontrá-la. Desculpe o transtorno.

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  8. Bom dia tenhu uma filha de 10 meses, e ela tem microcefalia congenita ela faz estimulação na APAE e agora ela sta apŕesentando fazes de criança com hiperatividade e não dorme a noite direito isso é nomal em uma criança com micro cefalia

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    1. Ola Egner ou Luziane. Obrigada pela sua participação. Vamos a sua resposta. Toda criança, com ou sem deficiência, na idade da sua menina, é agitada e curiosa. Parece ligada no 220 volt. Mexe em tudo e não consegue ficar quieta. É sinal que tem saúde. Só mais tarde é que se pode observada e avaliada como hipera-tividade bem mais tarde, depois dos 2 anos. Quanto a não dormir, será que ela não dorme mais que o esperado durante o dia? Converse com o pediatra sobre isso ou com o pessoal da APAE, ok? Beijos e saúde para a filhota.

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  9. Olá, tenho uma filha de 8 anos que tem incontinência pigmentar mais a psicopedagoga que atende ela disse que o principal sintoma hoje e a microcefalia.Hoje a psico pediu para que fizéssemos alguns exames pra diagnosticado o tipo de microscopia que a minha filha tem, gostaria de saber quais os exames que devo fazer?
    E tbm gostaria de saber como ajudar a minha filha no desenvolvimento escolar, como falei ela tem 8 anos mais tem a mentalidade de uma criança de 3 a 4 anos; seus desenhos e de uma criança de 2 anos. Ela já reconhece e escreve todas as letras do alfabeto tbm conhece algumas sílabas porém não tem noção de leitura. Ela lê a palavra sílaba por sílaba mais na hora de falar o que ela leu não consegue,como eu devo agir, o que devo fazer pra que ela entenda que as letrinhas quando estão juntas forma uma palavra?
    Desculpa pelo tamanho do texto e por tantas perguntas.
    E desde já muito obrigada.

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    1. Olá, fiz algumas pesquisas e o exame mais comum no seu caso e o de neuroimagem. No entanto, esse exame deve ser pedido pela própria psicopedagoga, pela psicóloga ou pelo pediatra de sua filha. Mas devo te informar que este exame é muuuuuito caro.
      Quanto a ajuda com as atividades escolares, já que a idade mental dela é de 3 a 4 anos, comece por dar atividades relacionadas com essa idade. Essas atividades podem ser feitas por você mesma a custo muito baixo e aproveitando o que você tem em casa.
      Você tem um e-mail para que eu possa te enviar alguns exercícios e atividades?
      Quanto a leitura e a escrita, é normal que as crianças comecem lendo sílaba por sílaba no início da aprendizagem da leitura. Para que ela comece a compreender o que está lendo ou escrevendo, use figuras coloridas. Essas figuras você encontra no Google. Copie, cole numa folha em branco (reduzindo um pouco o tamanho da imagem) e depois imprima. Num caderno ou folha solta, cole essas imagens com a palavra (nome da figura) ao lado para que ela leia, copie, complete com a letrinha que ela conhece ou que está aprendendo. Crianças que apresentam dificuldades intelectuais gostam de saber o que significam as palavras. A figura colorida chama a atenção da criança e funciona como significado. Com a repetição ela aprende que o que ela lê ou escreve é a figura que ela vê.
      Se precisar mais de alguma coisa, é só enviar um e-mail para contato.milmaneiras@gmail.com

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  10. Olá , tive o prazer de ser contrarcon como monitorana educação infantil de um aluno com autismo e microcefalia . Estou um pouco tensa pois sou estudante de pedagogia , me formo e ano que vem e como nunca trabalhei com criancac assim , queria ajuda como atividades , o que devo trabalhar com esta criança , como posso ajudar . Aceitei esse cargo de monitora pois acredito que vou aprender muito com este caso e quero dar o melhor de mim para ajudar a criança de alguma forma . Se puder me ajudar com orientações fico agradecida .

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