domingo, 28 de agosto de 2011

PINTURA COM ESCOVA DE DENTE

Alô pessoal!


Esta é uma técnica de pintura que surpreende qualquer criança. Elas acham que só  se pode  pintar usando pincel. Esta técnica desmistifica essa ideia e elas se divertem. Mas, ela é feita por etapas.
Primeiro, ensina-se a técnica que é simples: molhar a escova 
na tinta e sair pintando o papel através de batidinhas. 

Depois, ensina-se a "varrer" a tinta com a escova. 

Em terceiro lugar, tenta-se fazer uma paisagem, utilizando-se as duas técnicas aprendidas.

Este tipo de pintura trabalha a coordenação motora fina, a imaginação, a abstração e desenvolve a criatividade. Pode ainda, dar início a atividades de Língua Portuguesa como nomeações, formação de frases sobre a figura e histórias orais ou escritas sobre a figura ali representada. 

O importante é que não se dê uma atividade artística para "matar o tempo vago".  As crianças percebem e não valorizam essas atividades como deveríam, considerando-a como algo sem valor. Para ser valorizada é preciso que se trate com seriedade (como outra disciplina qualquer) ou que esteja vinculada a outra disciplina.


Aí está a sugestão de hoje. Agora é colocar a criatividade para funcionar.
BOA ATIVIDADE!.  

4 comentários:

  1. Muito legal a sugestão! Vou copiar! heheheh
    Beijos, Bruna.

    ResponderExcluir
  2. Olá Sueli, esta pintura com escova de dentes, está show hein. Dá para fazer um belo quadro e não é só para criança não, eu como uma adulta adorei. Bjs. Flávia.

    ResponderExcluir
  3. Ahhh, obrigada pelos votos de feliz aniversário publicada no blog para os aniversariante do mês, eu já cobri meu abraço fraterno. Obrigada! Flávia.

    ResponderExcluir
  4. Opss...só corrigindo, não é cobri e sim COLHI meu abraço fraterno.

    ResponderExcluir