segunda-feira, 7 de novembro de 2011

TRABALHANDO A COORDENAÇÃO MOTORA FINA

Alõ pessoal!


Vivemos uma era de facilidades. O que antigamente era feito a mão, hoje existem máquinas. Criamos assim uma geração que espera e exige que tudo esteja nas mãos ou que tenha o mínimo de trabalho. Com isto, quem perde são nossas crianças. Os exercícios motores realizados no cotidiano são essenciais para o desenvolvimento da psicomotricidade. E quando não existem ou são ocasionais, esse desenvolvimento não acontece como deveria, ocorrendo prejuízos na coordenação motora fina. Uma boa letra requer uma habilidade simples e corriqueira: a preensão. 


Preensão é o movimento de pinça realizado pelo polegar e o indicador. Com este movimento pegamos coisas pequenas. 
Uma atividade simples é fazer e colar bolinhas de papel crepom. Para isto, você precisará de papel crepom na cor desejada e cortada em pedacinhos, um desenho (pintado ou não) e cola. Amassar os pedacinhos de papel crepom e apertá-los entre o polegar e o indicador formando uma bolinha. No desenho, escolha uma parte do contorno e traceje antes de tirar cópias. Você pode dar um colorido ou deixar que a criança o faça. 


          
Terminado o colorido peça que a criança cole as bolinhas sobre o tracejado. 






Ficam lindos os trabalhos e a criança adquire novas habilidades. 



A cada repetição desta atividade  acrescente uma dificuldade a mais. Vejam como ficaram os que realizei com meus pimpolhos.





Deixe a criatividade entrar em cena e, ..
MÃOS Á OBRA!

3 comentários:

  1. Estou de volta, querida!! Muuuuuiiiitaaaa correria!! Hoje que me dei conta que estou há mais de um mês sem escrever!! Aff...
    Mais as coisas tendem a ficarem mais tranquilas agora!
    Um abraço e obrigada pelo carinho de sempre!!

    ResponderExcluir
  2. Queria muito saber como ajudar no desenvolvimento do meu filho que tem síndrome de Cornélia de Lange se você puder me ajudar eu agradeço muito obrigado

    ResponderExcluir
  3. Érica, desculpe a demora. Fim de ano e muito trabalho. Mas sabe este monte de datas aqui ao lado, no arquivo do blog? Pode entrar e verificar atividades de coordenação motora, trabalhos de arte, de tarefas escolares etc. Todas elas podem ajudar seu filho. Obrigada por me escrever.

    ResponderExcluir