sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

DOMÍNIOS



Quantas vezes nas reuniões pedagógicas você, professor(a), não disse que certo aluno não dominou este ou aquele conteúdo? E vocês pais,  na reunião de pais e mestres quantas vezes  ouviram isso?  Por domínio, os professores dizem e os pais entendem, como “não aprendizagem”, Mas, essa significação está equivocada.

Então, o que são domínios?

Sabemos que o cérebro é um órgão complexo, com funções muito mais sofisticadas e com uma rede interrelacionada umas com as outras para que possa comandar todo o nosso corpo.

Sabemos também que os hemisférios cerebrais atuam em conjunto, recebendo e enviando informações, mas cada qual tem sua tarefa própria: o hemisferio esquerdo lida com as questões mais racionais, enquanto o hemisfério direito, as questões mais emocionais. E ambos interagem para que possamos construir o conhecimento, Esse conhecimento provoca mudanças em nosso comportamento. E, através das aprendizagens, mostramos essas mudanças.

São mudanças pequenas, quase imperceptíveis aos nossos olhos, e que ocorrem a nível cerebral. Os domínios são fontes primárias do comportamento, responsáveis pelas aprendizagens e mudanças.

Todo ser humano é dotado de três domínios: o cognitivo, o psicomotor e o afetivo.

O domínio cognitivo envolve a utilização das capacidades mentais, da memória, da linguagem, das noções e conceitos, das expressões e das funções operatórias.

O domínio psicomotor envolve a capacidade de adquirir técnicas, habilidades e destrezas,   ou seja, saber como fazer, realizar com rapidez e eficiência.

O domínio afetivo envolve a aquisição das atitudes e dos hábitos de conduta social, dos valores, dos interesses pessoais e coletivos, das idéias e opiniões.

Esses domínios são utilizados para tudo em nossa vida. Desde as aprendizagens mais simples até as mais complexas, como as escolares. Portanto, dizer que uma criança não "dominou" um certo conteúdo não é correto. Melhor seria dizer que a criança não "assimilou" ou "não aprendeu ainda".

fontes:
Apontamentos de aula de Neuropsicologia e de Prática Psicopedagógica.

6 comentários:

  1. Oi Sueli! Q bom receber a sua visita! Estou adorando a blogosfera e as amizades q estou fazendo por aqui. O seu blog ja está nos meus favoritos, achei lindo o trabalho q vc desenvolve e estou torcendo para q ele tenha cada vez mais sucesso, querida.
    Sobre as parcerias é algo bem simples... Dá uma lidinha nessas regras: http://www.voudeblog.com/p/anuncie-aqui.html
    Um beijo.
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga! Adorei ver meu selinho aqui, ficou lindo no seu espaço. Como nao encontrei um selinho seu, vou inventar um p poder divulgar o seu blog! Pensei em pegar esse aí da barra lateral, onde vc põe os pensamentos, achei ele lindo, daí so vou precisar colocar o nome do blog no cantinho. Depois passa la pra ver, e se nao gostar, me fala q faço de outro jeito, ta?
    Bjoks.
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Vou postar na pag de blogs parceiros de assuntos diversos!

    ResponderExcluir
  4. Pois é, estamos sintonizadas! rsrs... Acho q nao terá problema qto a figura, ficou linda la!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sueli! Q legal ter vc por la novamente. A sua visita é sempre uma alegria. Pois é... aquelas dicas são bem úteis p nós blogueiras, né? Tbm adorei!
    Uma linda semana p vc!
    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Oii amigaaa!!! Estou realizando um sorteio bem bacana de férias!!! Gostaria q participasse e me ajudasse na divulgação!!! Bjossss

    ResponderExcluir