quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

ERROS INATOS DO METABOLISMO


Dentre os 750 tipos de ocorrência das deficiências intelectuais, falamos até o momento, das síndrome que decorrem de erros genéticos. Falamos das mais comuns e conhecidas; das mais raras e menos conhecidas. Falar sobre todas seria impossível. Deixamos um pouco as síndromes para tratar de uma outra causa: a dos erros inatos do metabolismo que, da mesma forma que as Sindromes, merecem nossa atenção. porque atingem uma boa parcela das crianças com deficiência intelectual.O que vem a ser esses erros?

Nosso corpo precisa de “combustível” para ser forte, saudável, poder se desenvolver e crescer. Esse combustível são os alimentos. Uma dieta rica e saudável é  aquela em que os alimentos fornecem diariamente certa quantidade de proteínas, gorduras, açúcares e vitaminas. Depois de ingeridos, os alimentos passam por uma série de transformações químicas para que possam alimentar as bilhões de células de corpo e do cérebro. A este complexo funcionamento chamamos de “metabolismo”.

A função do metabolismo é, portanto, a de o regular a quantidade de nutrientes necessários para o organismo e a velocidade com que esses nutrientes chegam ás células. Quando se fala de metalolismo, é preciso distinguir dois grupos importantíssimos: os de “anabolismo” e os “catalizadores”. Os primeiros são responsáveis pela nutrição celular, isto é, levar a cada célula os nutrientes necessários para seu crescimento e reprodução, além de manter as estruturas dos órgãos.

Já os segundos, agem de forma concentrada ou seja,  produzem as  enzimas que “quebram as moléculas dos alimentos” tornando-as tão minúsculas que possam entrar nas células. Por isso, as substãncias catalizadoras e as substâncias de anabolismo devem trabalhar em conjunto e de forma harmônica. Dessa forma, com células bem nutridas, teremos um corpo saudável e uma mente produtiva.

Quando o metabolismo não cumpre suas funções traz problemas para o organismo. Algumas pessoas nascem com a produção excessiva ou ausente de uma dessas substâncias, o que provoca um desequilíbrio metabólico. Desse desequilíbrio resultam atrasos e retardos intelectuais que podem variar em leves, moderados e profundos ou como agravante de  alguma síndrome.

Fonte:
Anotações da aula da APAE-SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário