segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

O DESENHO COMO CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA


Desenhar é algo inato nos seres humanos. Sua origem nos remete aos tempos pré-históricos. Esses nossos antecedentes também rabiscaram, agregaram formas e passaram a representar o que viam e, mais tarde, o que sentiam. A cada mínima conquista o cérebro humano se modificava. Agregadas umas às outras eram transmitidas de geração em geração. Desta forma, passaram-se milênios para transformar cérebro humano no que ele é hoje. E com isto, o homem se transformou num ser inteligente.

A criança no início do seu grafismo revive de modo rápido toda a trajetória daquele tempo. Num tempo recorde de 3 meses (mais ou menos) podemos notar diferenças no desenho infantil e, assim, determinar o grau de desenvolvimento de sua inteligência.

Muitos pais e professores consideram o desenho infantil como uma atividade sem importância. Coisa de segunda classe, como perda de tempo e sem qualquer importância, ou ainda, atividade para horas vagas e ociosas. Mas, esquecem que, mesmo antes da criança aprender a falar, a criança aprende a rabiscar. Que antes de ler e escrever,desenham, nomeiam as figuras e contam histórias.

Nossos antecessores primitivos utilizaram os desenhos como forma de comunicação. Deixavam registradas suas aventuras nas caçadas, as batalhas que travavam, a vida difícil da época e suas conquistas, valores e crenças. As crianças, ao desenhar, fazem o mesmo. 

Comunicar é expressar pensamentos e sentimentos. E como poderão interpretar uma leitura ou escrever um texto se não sabem se expressar através do desenho?

O desenho é um preparador para que a criança possa ler e escrever. E sem passar por todas as fases gráficas que o desenho oferece jamais ela conseguirá aprender a ler ou escrever porque não se desenvolve da forma necessária por que, impedidas ou desvalorizada em sua forma de expressar criam-se os bloqueios e, com eles, as dificuldades escolares.

- "O desenho infantil é feio!", -"Eles fazem tudo torto!", - "Nada se parece com o real" - são comentários que ouço continuamente de pais e professores.  E, então, para entregar um mimo aos pais, os professores passam horas do seu tempo livre, fazendo  desenhos, pinturas, recortes no lugar da criança. Os pais, na mesma situação para  presentear alguém, preferem comprar um pronto em qualquer loja. E com este pequeno gesto, impedem que a criança se desenvolva. 

O desenho, assim como qualquer outra forma artística, requer experimentação, oportunidade e frequência da atividade. Como acham que Da Vinci, Renoir, Van Gogh e Picasso começaram o seu virtuosismo? Acham que já nasceram pintando da forma que fizeram na maturidade?

fontes

Apontamentos de aula

VEJA MAIS - em "ARTE E EXPRESSÃO"

Nenhum comentário:

Postar um comentário