sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

AS BONECAS


OLÁ, PESSOAL! 
Trouxe para vocês mais um material de estimulação pedagógica: as bonecas.
Parece que ouço vocês dizerem: - O queeeeê?... Boneca, material de estimulação de aprendizagem? E respondo: - É um dos bons.

As bonecas tiveram, provavelmente, origem na pré-história. E difundiram-se por todas as civilizações através dos séculos e milênios. Se tornaram brinquedo infantil no século XVII e, daí para cá, têm se transformado de acordo com a época, os costumes e com as necessidades industriais. Modificadas na aparência e nos materiais com que são feitas procuram agradar ao público consumidor. Dessa necessidade, encontramos uma variedade de bonecas: femininas, masculinas, infantis, adultas e representativas das várias etnias e nacionalidades.

Mas, as bonecas mais estimulantes e benéficas para o desenvolvimento da criança são aquelas mais simples possíveis, feitas de tecido, feltro. palha ou lã e pingos de tinta que lhes formam olhosm nariz e boca. Esses materiais são macios, quentes (parecidos com a temperatura humana) e com texturas variadas que estimulam e desenvolvem o sensorial infantil. Embora sejam bonitas e atraentes, as industrializadas são frias e lisas e estimulam pouco as crianças.

A simplicidade das bonecas exige boa dose de imaginação que a leva fantasiar e desenvolver a imaginação. Ao brincar com tais bonecas, as crianças criam e contam histórias orais que falam da maneira como vêem, sentem e atuam no mundo e em suas relações parentais ou sociais. Estas histórias podem ser transcritas em folhas ou cadernos, gravadas, ditadas para o professor ou transformadas em atividades artísticas pela própria criança, agindo como produções de texto, já que a única diferença é a forma com que são registradas.

Na alfabetização, as letras e as famílias silábicas tornam-se mais significativas, facilitando a associação das letras ao objeto manuseado concretamente. Auxilia na nomeação de palavras (das peças do vestuário e de objetos utilizados nas brincadeiras), nas noções de ação (verbos), na formação e organização de frases etc.. Algumas questões gramaticais (noções de gênero, número e grau dos substantivos) também ser trabalhadas concretamente.

Podem ainda servir mote para assuntos de outras disciplinas, como por exemplo em ciências, quando se fala dos cuidados pessoais, das partes do corpo. Em história, ao se falar das relações familiares, dos papéis de cada membro. Ensinam-se valores como o cuidado do outro (incluindo-se o da inclusão) e da compreensão das atitudes familiares. pois a criança percebe a relação fantasia/realidade ao brincar, pois a boneca é um objeto onde pode projetar suas fantasias, dúvidas e necessidades. Podem ser trabalhados outros valores, como os de solidariedade, de fraternidade e cooperação mútua quando a brincadeira for realizada em grupos.

Bom, fica aqui a sugestão. Façam bom proveito delas.

2 comentários:

  1. Oi amiga!!! Sempre bom recebr sua visitinha!! Agradeço sempre o carinho e atenção!! Bjos e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu é que agradeço a sua amizade. bjs. fica com Deus Também.

      Excluir