terça-feira, 17 de janeiro de 2012

OS DOMÍNIOS NA SALA DE AULA

Os conteúdos das disciplinas escolares são passados aos alunos por meio de um processo chamado “transferência”. É, portanto, através das transferências que as aprendizagens acontecem no domínio cognitivo.

Como isto acontece? O domínio cognitivo possui seis níveis (ou etapas) que vão do básico ao complexo. O primeiro nível  é o CONHECIMENTO, que está relacionado com a memória, ou seja, a capacidade de reter as informações. O segundo nível é a COMPREENSÃO, baseada na capacidade de entender e interpretar a informação.

O terceiro nível é o da APLICAÇÃO, que está ligado com as vivências e experiências do educando. O quarto é o da ANÁLISE, que envolve outros desdobramentos em sua constituição como  a percepção das relações e inter-relações das partes e dos modos como esses desdobramentos se realizam em nível cerebral. O quinto nível é o da SÍNTESE, que envolve a organização dos conteúdos mentais e da capacidade de combinar e recombinar as partes para formar o todo. Finalmente, o nível da AVALIAÇÃO,  que implica num julgamento particular. Este é o mais alto dos níveis cognitivos.

Para aprender o aluno precisa passar por cada um desses níveis, começando pelo básico e ir subindo, de degrau em degrau até chegar ao último, que é bem mais avançado.

É neste momento que outros domínios entram em ação. Uma aula interessante, com novidades, com um professor motivador que desperta o interesse dos alunos, as aprendizagens ocorrem com maior rapidez. Isto por que o domínio afetivo é acionado mexendo com os interesses e necessidades pessoais dos alunos

Ao realizarem uma tarefa entra em jogo o domínio psicomotor. Um aluno habilidoso a desempenhará com destreza. Um aluno menos habilidoso, a desempenhará com mais dificuldade. Assim, quanto maior forem os níveis alcançados em cada domínio, maior e mais rápida será a aprendizagem.

Fontes:

BORGES, A L. “Movimento Cognitivo-Afetivo-Social na Construção do Ser” in Sargo
JOHNSON, D, J, e MYKLEBUST, H. R. “O cérebro e a aprendizagem”. São Paulo, Ed Pioneira, 1987.


2 comentários:

  1. Olá!! Seu cantinho é muito especial. Gostei tanto que estou te seguindo. Faço parte do blog Vou-de-blog e quando você puder, vá ao meu blog que ficarei muito feliz. Bjs!!
    www.mundocoloridodacrianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!! Q pena!!!Gostaria mt de sua participação, pois vc e seu cantinho são hiper especiais!!! Mas entendo seus motivos!!! Obg por sempre está presente no meu espaço!!! Bjos e fica com Deus!!!

    ResponderExcluir