quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

ETAPAS DA ESTRUTURAÇÃO TEMPORAL NA CRIANÇA



Ninguém pode ensinar a criança. Ela deve construir essa estruturação sozinha, a partir da observação e da relação entre o tempo e os acontecimentos. Essa construção exige que a criança realize um difícil trabalho mental. Para realizar esse esforço precisa ter um bom funcionamento e desenvolvimento cognitivo.

A criança consegue essa façanha observando os acontecimentos e aos poucos, vai aprendendo a nomeá-los corretamente, captando cada noção aos poucos. Assim, seus movimentos, seus gestos e ações vão se ajustando e se adaptando ao espaço e ao tempo, permitindo que se movimente livremente onde quer que esteja.

Movimentando-se livremente, vai assimilando os conceitos de velocidade e duração dos movimentos e vai tomando consciência da relação de seu corpo no tempo e no espaço. A partir de então, começa a perceber as relações de ordem, de seqüência, de sucessão, duração e de alternância dos objetos e de suas ações. A partir daí, percebe que o momento do tempo (o instante, o momento exato, a simultaneidade e a sucessão) podendo assim, organizar e coordenar a sua relação com o tempo, conquistando uma boa parcela da orientação temporal.


Falta-lhe ainda a outra parte restante que conseguirá através das representações mentais, quando passar a brincar com o “faz  de conta”, ou seja, quando aprender a simbolizar. Só então, terá a capacidade de associar os objetos e acontecimentos ao tempo e fazer as generalizações. Mais tarde fará a transposição as atividades escolares principalmente para a leitura, a escrita e cálculos.

2 comentários:

  1. Olá, amiga!! Passando p informar q já lançamos a 2ª etapa da promo Top Comentaristas! Estaremos sorteando brindes diversos a cada 2 ou 3 meses entre os seguidores q mais comentarem! Esse mês o prêmio foi um livro e quem ganhou foi a Sheyla, parceira Vou-de-Blog, e dona do blog http://blogdmulheres.blogspot.com/
    Bjinhos.
    Lu

    www.voudeblog.com

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!!! Passando para dizer q a lista de participantes do sorteio de férias já foi divulgada!!! Passa lá e confira seu número tá!!! Bjosss

    ResponderExcluir