quinta-feira, 5 de abril de 2012

REVENDO OS CONCEITOS BÁSICOS

ALFABETIZAÇÃO DOS DEFICIENTES INTELECTUAIS


Nem sempre um deficiente chega a idade escolar dominando todos os conceitos básicos. Por isso, antes de se pensar em ensinar as letras e os números é preciso verificar se possuem esses conceitos, se os dominam e corrigir as falhas, se não os  tiverem dominado.

Conceitos como: igual e diferente, maior e menor (ou grande e pequeno), grosso e fino, áspero e liso, comprido e curto são essenciais tanto para a alfabetização como para a vida. Muitas vezes, elas dominam um, mas não dominam o outro. Portanto, é preciso verificá-los.

Para esse trabalho, utilize figuras das mais variadas. O colorido prende a atenção e a criança passa maior tempo concentrada no trabalho. Por serem rápidos, é preciso ter um bom estoque de atividades.

TRABALHANDO O IGUAL

A primeira sugestão foi fazer os pareamentos com caixas de fósforos ou as tampinhas coloridas. Mas, as professoras da Educação Infantil possuem uma boa quantidade de gravuras para colorir e modelos de atividades que podem ser utilizados. Vejam algumas sugestões:

Neste, a criança deve ligar  as figuras iguais. Colorido numa unica tonalidade  serve para trabalhar também a cor zaul. mesmo que não se fale nela, A criança observa e intui o conceito.

Neste outro, pode-se trabalhar o conceito de igual, mas também o sensorial, quando as peças que formam os quadrados são de texturas diferentes. Neste exercício, ela intui as cores e a forma. Uma variação deste exercício é o uso dos quadrados sem o suporte. Misture tudo e peça que separe os iguais, ou ainda, que empilhe os da mesma cor (coordenação motora).


Este exercício trabalha a cor e a correspondência. Ele é composto de uma prancha pontilhada regularmente. Os elementos são círculos de  color set ou EVA e tampinhas de refrigerante e na quantidade dos pontinhos. Trabalha-se primeiro o tom escuro, depois o claro. Quando  colocarem cada elemento sobre o ponto, mistura-se os elementos. Deixe que coloque onde quiser, formando uma composição criativa. 

Depois, trabalhe a colocação alternada, como a da foto. Os tons claro e escuro fazem o destaque e a criança intui que o azul pode ter tonalidades diferentes. Repita com o vermelho e o amarelo, modificando o formato do suporte e dos elementos para triangulo ou círculo. Alterne formas, suportes e cores. Ex: suporte circular, forma triangular e elementos vermelhos. Assim, com um único material você terá uma série de exercícios diferentes.

LEMBRE-SE: Como os deficientes intelectuais possuem um funcionamento cerebral mais lento, demoram um pouco a aprender e a dominar os conceitos. Por isso, necessitam que cada conceito seja repetido várias vezes. mas, não precisa ser sempre o mesmo. Alterne jogos práticos e sensoriais com os de papel (se conseguem segurar o lápis.

Se, depois de dois ou três exercícios e você notar que ela domina o conceito, passe para o seguinte. Se há domínio, não há necessidade de se perca tempo. Passe para o conceito seguinte. 

Você ainda pode criar outros jogos e exercícios com palitos de churrasco,  de sorvete, garfinhos ou colheres de plástico coloridos. Encape os palitos de churrasco com durex colorido ou pinte com guache os palitos de sorvete nas cores primárias. As crianças podem separá-los por cor (igual), 

NÃO ESQUEÇA: Seja qual for o resultado dos exercícios, elogie o esforço, a dedicação mostrada pela criança. Elogie com mais veemencia quando acertar. Este gesto melhora a auto-estima e a autoconfiança da criança deficiente.

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