sábado, 3 de novembro de 2012

TRABALHANDO A LEITURA COM DEFICIENTES INTELECTUAIS


Várias são as formas de se trabalhar a leitura com crianças deficientes. Mas, as mais eficientes são as que adquirem um formato de brincadeira. Afinal, a criança com deficiência intelectual também gosta de brincar tanto quanto qualquer outra. Por isso, procuro fazer com que a leitura seja uma tarefa agradável para elas.

1- Começo com a leitura de sílabas usando o alfabeto móvel. Com as letras da palavra que quero que a criança leia brinco de montar e desmontar como se fosse um quebra-cabeça.
Reviso cada letra primeiro, depois as sílabas, junto-as e separo-as algumas vezes. Outras vezes, embaralho e a criança remonta.


 Á medida  que vou obtendo respostas positivas, vou progredindo nas dificuldades. 

2- Na primeira figura, a criança lê a palavra e pinta o objeto a que ela se refere. Na segunda, ela relaciona a figura à palavra que a representa. Na terceira, encontra o nome da figura num mini caça-palavras.

  

3- Mais tarde, mudo um pouco o formato: mesma letra ou sílaba inicial com outra diferente para aprender que as palavras variam. Depois de entendido, as palavras terminam com a mesma sílaba enquanto as primeiras são diferentes. Ou ainda com palavras totalmente diferentes.

 

4- Por fim, um exercício de ligar, que elas adoram.
 

4 comentários:

  1. Ôiiii! Passando pra agradecer o carinho e desejar uma noite abençoada! Post muito interessante e informativo! Lendo, fiquei lembrando do meu filho, André, autista, que aprendeu a ler praticamente sozinho!...Lembrando que 5ªF, dia 08/11 tem post novo! Te espero! Bjão!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Sueli querida! Obrigada por ter ido comentar! Gosto muito dos teus comentários! Tanto este como teus outros blogs abordam sempre temas importantes para o nosso dia-a-dia, para o mundo que vivemos atualmente! Sempre posto às 2ªs e 5ªs feiras! Não tenho conseguido visitar a todos como gostaria.....
    Um abençoado e feliz fim de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!!!! Agradeço de coração sempre suas visitinhas!!!! Desculpa nem sempre poder responder, como vc bem lembrou ando um tanto atarefada, mas hoje encontrei um tempinho para ver os recadinhos e respondê-los!!!! Gosto mt de seus comentários!!!! Xerooooooooooo

    ResponderExcluir