terça-feira, 8 de outubro de 2013

CONCEITUANDO " VIDA "

 CIÊNCIAS PARA DEFICIENTES INTELECTUAIS - ESTUDO DOS SERES VIVOS


O que você, caro leitor, me responderia se eu te perguntasse: "O QUE É VIDA"

Resposta difícil, não é mesmo? Difícil porque é um assunto abstrato, complexo e que pode ser visto por vários pontos de vista: social, religioso, biológico, psicológico, filosófico etc. Mas, crianças com deficiência intelectual precisam desse entendimento para saberem do que se trata quando lhes falamos em "seres vivos".

Fiz essa pergunta a uma criança com diagnóstico de limítrofe e a resposta veio pronta: - "vida é não estar morto". Por meio desta resposta, pude perceber que ela podia diferenciar entre algo que está vivo e algo que não está. E já era um bom começo.

Pedi que me mostrasse, na sala de atendimento, coisas que não tinham vida. Ela olhou, pensou e apontou algumas coisas: armário, lápis, quadrinhos. Fiz então uma nova pergunta: Por que essas coisas não tem vida? A criança tentou responder, mas não conseguiu. Propus algumas dicas, como por exemplo, se elas elas comiam, tinham sede, se cresciam. E a resposta era sempre negativa. Ao perguntar  se saiam do lugar por conta  própria e iam passear no shopping, deu uma boa gargalhada. E disse: "Já sei, estar vivo é fazer coisas".

Pronto. Havia encontrado uma definição prática para o termo "vida". Eu já tinha um gancho para continuar o trabalho. Então pergunto: que coisas do mundo podem fazer coisas? Ela respondeu que eram os animais e insisti: que mais? Pensou e me olhou com um jeito de quem não sabia.

Dou outra dica: E você, está viva ou morta? "Viva, né", foi a resposta com ar de gozação. Então insisto: Então, o que você pode fazer? Pensou por alguns instantes e respondeu: brincar. Insisti ainda mais. Ao final, descobriu que podia fazer outras coisas como andar, falar, escrever, contar, desenhar etc. 

Mas, faltava ainda um elemento da natureza de quem ainda não havíamos falado: os vegetais. E pergunto: E as plantinhas, o que fazem? Pensou novamente e disse: "elas crescem". E contou que em sua casa tem muitas plantas e que as vê crescer.

Assim, reunimos em uma conversa o conhecimento básico para o estudo dos seres vivos: animais, plantas e pessoas têm vida. Fechei a conversa nesse ponto e repetimos oralmente este conceito. 

Depois, iniciamos os trabalhos no caderno, recortando e colando figuras sobre esses três elementos. Para finalizar o atendimento, cobriu com canetinha a expressão "seres vivos" que estava tracejada, escreveu os termos: animal, plantas e desenhou pessoas. 

Caros pais e professores

Este é o resultado de um longo trabalho que vem sendo realizado há pouco mais de um ano. Um trabalho de revisão de bases, de estimulação, de fixação repetida dos conceitos. Por isso, este estágio. Pode ser que vocês encontrem crianças que estejam mais adiantadas que esta , ou outras, em estágio inferior. Portanto, não se assustem se os resultados não surtam efeitos imediatos.A chave para tudo é o trabalho contínuo e a repetição. Acredite sempre, trabalhe com afinco que elas chegarão onde queremos. Tudo depende de nós, adultos.

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