terça-feira, 10 de junho de 2014

DESENHANDO E COLORINDO NO COMPUTADOR

Olá, pessoal!


Não trouxe para vocês uma novidade. Mas, sugestões novas para uma atividade bastante conhecida de todos. Trata-se de desenhar e colorir usando o "paint" do computador.

Toda criança que mexe em computador sabe como é gostoso desenhar e colorir nesse instrumento tão importante hoje em dia. Mas, fazer sempre do mesmo jeito, fica chato. O gostoso é quando encontramos desafios, Por isso, sugestões são sempre muito bem vindas. Eu estou sempre a procura delas.

1ª SUGESTÃO

 

Criar uma página e colorir com a cor desejada. Depois, criar desenhos com linhas retas ou curvas utilizando a borracha do paint. Aparecem formas incríveis.

2ª SUGESTÃO


Desenhar usando as figuras geométricas do computador e colorir o desenho feito. Depois, usá-lo para trabalhos de escrita ou produção de textos.

3ª SUGESTÃO


Desenhar do mesmo jeito da primeira sugestão e depois mudar as cores dos espaços interiores.

4ª SUGESTÃO

JOGO DAS 4 CORES


Agir como na 1ª e 3ª sugestões, mas procurando não repetir as cores vizinhas, usando apenas 4 cores diferentes escolhidas pela criança. Se, por acaso, pintarem regiões vizinhas (linhas ou os cantinhos) da mesma cor ou se não conseguirem pintar um espaço com uma das cores escolhidas, caem em cilada ou armadilha. Este jogo trabalha a atenção e a concentração, a observação, estratégia de jogo, antecipações e previsões, além da coordenação motora, que é trabalhada em todas as sugestões. Neste trabalho, a criança caiu em 7 ciladas e não conseguiu colorir 5 espaços (que ficaram em branco). 

Este trabalho também é uma fonte de informação para pais e professores, pois mostra como anda a atenção e a concentração da(s) criança(s).


5ª SUGESTÃO

LIGA-PONTOS


A criança ou o professor pode escolher uma figura de sites da internet e colar no paint para que a criança ligue os pontos usando o lápis ou dos pincéis do paint. Este é um bom exercício para fortalecimento e controle da musculatura dos dedos, da mão e do antebraço o que favorece a coordenação motora no tocante a escrita.

São sugestões fáceis, que requerem pouco trabalho pois basta copiar e colar da internet. Sugestões que, além de divertir, é fonte de várias aprendizagens. E pode ser usadas com crianças sem e com deficiência intelectual, respeitando-se as condições e possibilidades de cada uma.

Espero que tenham gostado e que aproveitem a ideia.

Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário