terça-feira, 9 de agosto de 2016

COMO AJUDAR NA DISGRAFIA (parte 2)

Falei a vocês sobre uns exercícios sensoriais que ajudam a melhorar a letra, não é mesmo? Agora vamos falar sobre alguns deles.

Quando a criança é pequena, ela brinca, pega e manipula objetos e desenha muito.  Ao fazer tudo isto, também entra em contato com muitas texturas. 

No entanto, depois que cresce um pouco, deixa de fazer ou faz muito menos todas estas coisas. Embora tudo o que fazia antes esteja guardado na memória sensorial, elas não estão nos músculos, nem nos nervos, porque sem o uso, os músculos vão perdendo a habilidade e a agilidade conquistada. Por isto, muitas vezes a tarefa de escrever se torna muito dolorosa e cansativa porque forçamos os músculos.

Para que voltem a ser como eram antes, precisamos exercitá-los. Existem vários exercícios especializados que são feitos por terapeutas. Outros são fáceis e podem ser praticados por qualquer pessoa, usando o que as pessoas tem em sua casa. 

AQUECIMENTO DA MUSCULATURA DA MÃO



Para um aquecimento rápido podemos: bater palmas e esfregar as mãos uma na outra, como se as estivéssemos lavando.

Ao batermos palmas pode-se ainda cantar uma música que peça ou exija esse movimento. Ou então, uma música qualquer, cujo ritmo será marcado com palmas. podemos ainda brincar de bater mais forte, mais fraco, bater sem som, etc.

EXERCÍCIO PARA A MÃO TODA


Usamos duas bolas pequenas, lisas ou não, para o fortalecimento dos músculos das mãos e dos dedos. 

Primeiro a mão direita com a palma voltada para cima, seguramos a bola e a apertamos 5 vezes. Repetimos com a esquerda e apertamos outras 5 vezes. Por fim, as duas ao mesmo tempo e a mesma contagem.

Cada vez que este exercício for praticado, deverá ser aumentado em 2 apertos até chegarmos nas 16 vezes e, a última vez, o aumento é de 20 apertos.

Tudo o que é muito repetitivo cansa. Mas, se usarmos um pouco a nossa imaginação e criatividade, podemos repeti-los com "cara nova". Podemos usar dados de borracha, bolas feitas com folhas de jornal, bolas mais moles ou mais duras etc.

EXERCITANDO O PULSO

Os exercícios de aquecimento já trabalham o pulso junto. Mas, outros são mais específicos.


Primeiro, com a mão direita, rolamos a bola sobre uma mesa em várias direções  sem levantar muito o braço (umas 5 vezes em cada direção). Repetimos o mesmo exercício com a mão esquerda, outras 5 vezes. Por fim, usamos as duas bolas e as duas mãos ao mesmo tempo. Também podemos ir aumentando o total de vezes até 20.

VARIAÇÕES:
  
a) rolar o lápis sobre a mesa para a frente e para trás. O lápis poderá ser grosso ou fino ou usados juntos.

b) girar um cubo mágico em direções opostas com os cotovelos bem junto ao corpo.

c)rasgar folhas de jornal ou revista aleatoriamente, usando os pedaços para um trabalho artístico.

d) fazer modelagem com massinha, estando os cotovelos bem junto ao corpo.

e) enrolar uma tira de papel (bem comprida) em tubos de papel higiênico ou de papel toalha.

f) enrolar um pedaço comprido de barbante na outra mão.

Se você for trabalhar com a classe toda, escolha um aquecimento e um exercício de pulso. E as crianças estarão prontas para escrever.

Continuamos na próxima postagem

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