TRABALHANDO A PREENSÃO
Os
movimentos de preensão são aqueles em que os dedos se tocam nas pontas e
assumem uma posição de pinça. Todos os dedos o fazem, mas para a escrita
importa a pinça feita pelo indicador e o polegar.
A
pega do lápis correta é essencial para a escrita, por dar mais firmeza e
mobilidade. O lápis deve ser segurado pelo indicador e o polegar e apoiado no
dedo médio.
TRABALHANDO
A MUSCULATURA DO POLEGAR E INDICADOR
Os
exercícios para melhorar a preensão são bem variados. Podem ser feitos em brincadeiras
com os dedos indicados até exercícios com mais dificuldades. O importante é que
eles fortalecem os nervos e músculos dos dedos na execução das tarefas em que a
preensão seja necessária, como por exemplo, na escrita.
Uma
brincadeira gostosa é usar esses dois dedos para imitar o bico de pássaros e
podem ser usados com músicas infantis. É um exercício simples, fácil e barato e
que pode ser realizado em qualquer lugar.
Brincar de sombra, fazendo bichinhos como estes, mostrado abaixo. Ensine para suas crianças como fazer e ficarão horas nesta brincadeira saudável e exercitando sem perceber. Na Internet tem outros exemplos do que e como fazer.
Seja qual for o exercício escolhido procure variar na forma, no desenho, nos objetos, mas nunca o objetivo. A variação garante a novidade e a criança faz o exercício sem perceber.
SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS
1-Arranje
de 25 a 30 pregadores de roupa e que tenha boa pressão. No mercado existe
vários tipos de pregadores e são baratinhos, mas dê preferência aos que tiverem
maior pressão. Aperte-o com os dedos indicados e solte-o num papelão, borda de
um pote, cesta ou outro lugar que desejar. Você pode associar este exercícios com outros de identificação de letras e números.
VARIAÇÔES:
a)
Você
também pode usar as “calcinhas de cabelo” ou vários elásticos de uma só vez. Colocar
o indicador e o polegar dentro da calcinha ou do elástico e com os movimentos
de abrir e fechar os dedos em pinça. Repita de 5 a 10 vezes, aumentando aos
poucos, conforme a dificuldade da criança.
b)
Colocar
moedas num cofrinho é outro exercício que as crianças gostam muito. E é fácil.
c) Colocar
palitos de dente em paliteiro fechado e pelos furinhos é outro que as crianças
gostam muito. Se for em tom de desafio fica mais divertido ainda.
d) Enfiar
palitos de dentes em uma esponja de louça ou em isopor é outra brincadeira
legal e que eles gostam de realizar. A esponja ou o isopor podem ser substituídos
por batata, cenoura, chuchu, etc, e podem ser confeccionados vários bichinhos.
e)
Trabalhos
de perfuração com palitos (de dente ou de churrasco) também são ótimos.
f) Rasgar
papel aleatoriamente também é bom, desde que a criança os segure com os dedos
indicados
g) Uma brincadeira muito legal é a de imitar a lavagem de roupa de bonecas e pendurá-las no varal. Serve tanto para meninas como para meninos e, se quiser, pode mudar o foco para pendurar no varal cartões com objetos do carro, do navio, da casa etc.
COM
TRABALHOS ARTÍSTICOS:
A
colagem com objetos e grãos é sempre um bom exercício por proporcionarem
uma graduação das dificuldades. Estes exercícios ajudam a criança a pegar
objetos com o polegar e o indicador em pinça. Crianças que usam outros dedos na pega dos objetos e do lápis precisam ser observadas e corrigidas.
a)
Pode-se
fazer trabalhos de bricolagem, utilizando outros objetos em graduação de dificuldades
como pedrinhas, tampas de refrigerante, palitos redondos ou chatos de madeira,
garfos e colheres para doces (plásticos ou de acrílico), cotonetes, etc. Existe
uma variedade enorme de coisas que podem ser usadas nesta atividade. Comece sempre
pelas maiores e diminua aos poucos em atividades posteriores.
b)
Pode-se
também usar grãos, começando sempre pelos maiores e diminuindo aos poucos em
atividades posteriores. Pode-se usar: grão de bico seco, feijão, ervilhas ou
lentilha secas, milho seco, arroz, e outras sementes menores que possa
encontrar ou bolinhas feitas de papel.
c) Colagem
com macarrão é outra opção. Podem ser usados macarrões chatos, tubulares, ou
outros como os de lacinho ou de conchinhas. Este tipo de colagem é mais
apropriado para bordas de desenhos ou outros trabalhos.
d) Papéis
também podem ser usados, pois também permitem graduação de dificuldades, mas
depois das opções anteriores terem sido trabalhadas. Comece com os mais grossos
(papelão) e aos poucos vá diminuindo a espessura.
e)
Variações
em papel com colagem de pequenas peças e de diferentes texturas, rolinhos ou
bolinhas de papel (sobras de material reaproveitado) também podem ser
realizadas.
Continuamos
na próxima postagem e com novos exercícios.
Amei as dicas, vou fazer com meus alunos! Muito obrigada!
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