quarta-feira, 1 de agosto de 2018

CAXUMBA


A caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas parótidas (um dos três pares de glândulas que produzem saliva). Essas glândulas situam-se entre e à frente das orelhas. A caxumba também pode afetar as glândulas submandibulares e sublinguais que se localizam mais internamente e próximas dos ouvidos.

Esta é uma doença que ataca mais as crianças e pode afetar uma ou os dois pares de parótidas da direita e da esquerda. Complicações desta doença são raras, principalmente quando atingem os adultos. Como não há um tratamento específico para combatê-la, o melhor mesmo é a vacinação. A caxumba já foi muito comum no Brasil, antes de uma vacinação em massa, quando a sua incidência diminuiu consideravelmente.

A caxumba não pode ser contraída de algum animal ou planta. Isto porque os seres humanos são os hospedeiros naturais desse vírus, e significa que a transmissão desse vírus só acontece entre as pessoas.

O causador dessa doença é um vírus da família dos paramixovírus, transmitido pelas vias respiratórias e a inalação de gotículas de espirros ou tosse de pessoas contaminadas. Beijar e utilizar utensílios como pratos, copos e talheres também é um forte meio de transmissão do vírus.


Assim que o vírus entra numa pessoa, fica incubado por 7 a 9 dias. Incubar significa que o vírus está se preparando para atacar. Como um único vírus não pode causar tanto estrago, ele precisa de um lugar apropriado para se reproduzir. E isso acontece rapidamente. Em horas são centenas e em dias serão milhões. Portanto, nesse período já podem contaminar outras pessoas. Entre o contato com o vírus e o surgimento do inchaço devem se passar 15 a 21 dias. A caxumba provoca, inicialmente, o inchaço das parótidas da direita ou da esquerda. Depois, quando a pessoa acha que está melhorando, incha o outro lado. Às vezes, ele ataca apenas de um lado só. Mas pode acontecer que esse inchaço atinja os dois lados ao mesmo tempo.


O vírus da caxumba atinge mais as crianças e adolescente dos 5 aos 16 anos, ou seja, em idade escolar. Por isso, é considerada uma doença infantil. Algumas pessoas podem não apresentar esse inchaço. É a chamada “forma branda da doença”. Porém, o principal sintoma da caxumba é o inchaço das glândulas salivares (paroditite) e bastante doloroso ao mastigar e engolir, o que conduz à perda do apetite. Podem ter ainda: febre, dores de cabeça, cansaço e fraqueza.  A caxumba ainda pode atingir o pâncreas e o Sistema Nervoso Central (SNC) e provocar processos inflamatórios. 
É raro, mas existe a possibilidade de o vírus atingir os testículos causando uma inflamação (orquite). Já nas moças, a inflamação dos ovários (ooforite), mas em nenhum dos dois, a doença causa esterilidade.

Dependendo da intensidade dos sintomas pode-se procurar ajuda médica. Se forem muito incômodos, procure o médico. Neste caso, os especialistas no assunto são: o clínico geral, o pediatra e o infectologista.

Quando for ao médico leve um acompanhante para que ele relate a lista de todos os sintomas e o tempo que eles apareceram, o histórico médico (doenças que já teve ou tem) e remédios ou suplementos que esteja tomando. Responder com sinceridade a todas as perguntas que o médico venha a fazer. Se quiser, poderá levar perguntas (por escrito) e tirar dúvidas, se por ventura houverem.
Em caso de uma simples suspeita de caxumba, o médico poderá pedir um exame de sangue. Ele mostrará se os anticorpos do seu sistema imunológico estão atuando com eficiência. E se seu organismo produz anticorpos para o paramixovírus.
Nosso corpo trata de curar a caxumba naturalmente. Mas podemos ajuda-lo com repouso, boa higiene bucal e alimentação líquida ou pastosa são recomendados por serem mais fáceis de engolir. Não são recomendados: alimentos ou sucos ácidos ou alimentos condimentados, porque provocam um aumento da secreção das glândulas afetadas e causam mais dores. Passado o inchaço, o doente pode voltar às suas atividades normais. Depois de curada da caxumba, a pessoa está imune para o resto da vida.
No entanto, algumas complicações graves podem acontecer: a) causar náuseas e vômitos se o pâncreas for atingido; b) os seios femininos podem ser atingidos; c) atingir de forma grave o cérebro (causando lesões); d) se o vírus se espalhar para o Sistema Nervoso Central causando a meningite; e) perda da audição em um ou nos dois ouvidos (raro, mas acontece); f) caso a pessoa infectada esteja nos 3 primeiros meses de gravidez, poderão ocorrer complicações no feto.



A melhor maneira de prevenção é a vacinação. A vacinação é a Tríplice Viral, ou seja, nos defende para o restante de nossas vidas do sarampo, da caxumba e rubéola e é tomada em uma única dose. Os efeitos benéficos da vacina começam 15 dias após ser tomada. Só não podem ser vacinados: as grávidas (nos meses iniciais) e os imunodeprimidos graves.

Fontes:

 Celso Granato, assessor médico em infectologia do Fleury Medicina e Saúde.

Ministério da Saúde. Disponível em: http://portalms.saude.gov.br/saude-de-a-z/caxumba
Imagens - Google


Nenhum comentário:

Postar um comentário