sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

MAIS UM ANIVERSÁRIO DO BLOG


Hoje, o blog MIL MANEIRAS ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA completa seu 8º ano de existência. Seu principal objetivo sempre foi o de ajudar pais e professores a lidarem com alunos chamados de "especiais".

Esses "alunos tão especiais" merecem nossa atenção. Cada um é especial, não pela síndrome que o afeta, mas por seu jeito próprio de ser, de sentir e agir diante de uma adversidade que lhe foi imposta,  porque são guerreiros. E são guerreiros porque lutam diariamente para vencer suas próprias dificuldades, porque superam seus  limites. porque são perseverantes e corajosos.

E como é lindo e como é bom trabalhar com eles. Ver os traços, tortinhos e desalinhados, se transformando em escrita. Ver as junções silábicas se transformando em palavras, ouvir os sons de suas primeiras leituras, a formação das primeiras frases e das primeiras histórias contadas sobre um desenho feito. Mais que lindo, é gratificante. 

E como essas criaturas tão especiais nos ensinam. Elas nos ensinam tanto que no final das contas, é muito mais do que ensinamos a eles. E sou grata a todos eles por esse aprendizado: de perseverar nos meus objetivos sem reclamar se é demorado ou não para chegar onde quero, de nunca desistir no meio do caminho, de crer no que nos parece impossível, de olhar para além do que me é mostrado e de tornar o que era "impossível", em algo possível, visível e palpável.

Com eles ainda aprendi: a perseverar nos meus objetivos, de buscar respostas para meus questionamentos; de avaliar e reavaliar continuadamente minhas estratégias e procedimentos; de criar possibilidades onde pareciam não existir; de acreditar no impossível e transformá-lo em algo possível, concreto e comprovável.

Minha gratidão também aos inúmeros pais e professores que se comunicam comigo pelo endereço de contato, aos leitores e seguidores que deixam seus comentários e àqueles que não deixam também. Minha gratidão aos inúmeros estudantes que usam meus textos e atividades como fonte de pesquisa e aos convites que tenho recebido para palestras e outras atividades. 

Minha gratidão aos seguidores assíduos e leitores esporádicos deste blog e peço desculpas por algum atraso na ajuda e/ou comunicação. Obrigada a todos de coração.


Sueli Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário