sábado, 15 de junho de 2019

Conversa de adultos 2- EDUCAÇÃO FAMILIAR


DOS 3 AOS 6 MESES


Por volta dos 3 meses, o bebê já identifica visual e perfeitamente as pessoas, especialmente, os familiares. Os movimentos começam a transitar dos reflexos para os voluntários. E já conseguem receber informações do ambiente. Portanto, é um período importantíssimo e que deve ser levado a sério pelos pais. O desenvolvimento motor inicia com o firmar a cabeça. 

A firmeza da cabeça é uma resposta motora, portanto depende da maturidade do Sistema Nervoso Central (SNC). Logo, se não acontecer entre o 3º e o 4º mês (ainda considerado normal). Se não acontecer nesse intervalo, lembro aos pais que procurem um profissional médico para verificar o que acontece com o bebê. 

COMO OS PAIS PODEM AJUDAR? Brincando com ele, simples assim. Como? Então veja:

1- Para FORTALECER OS MÚSCULOS DOS BRAÇOS E PERNAS – coloque seu bebê de bruços sobre a cama. Você pode fazer isso, antes ou após o banho. Mesmo que os membros ainda fiquem encolhidos como ele ficava no útero, não tem problema. Aos poucos, vá tentando alonga-los suavemente.


2- Para FORTALECER OS MÚSCULOS DO PESCOÇO – ainda na posição de bruços, chame a atenção do bebê com um chocalho ou com palmas. O bebê tenderá erguer a cabeça na direção do som. Conseguindo ou não, estimule-o com carinhos e beijinhos, mostrando que você ficou feliz pelo esforço realizado. Faça isso por uns 15 a 20 dias.

Passado esse tempo, fique fora do campo de visão dele e repita a operação anterior, para que ele tente virar a cabecinha para o lado de onde vem o som. De novo, faça “festa”, pois vale a tentativa. Deixe passar algum tempo e intercale os movimentos. Até que consiga erguer ao máximo possível sua cabecinha.

3- FIRMANDO OS BRAÇOS – ao erguer a cabeça, automaticamente, esticará os braços.


4- A ABERTURA DA MÃO – bem lentamente, abra as mãozinhas e segure-as sobre a sua. No início, a tendência é o bebê fechá-las. Porém, com o tempo, os músculos das mãos se acomodarão e ele conseguirá mantê-las abertas por algum tempo.

5- ATIVE A PREENSÃO – Desde os primeiros dias, ele segura seu dedo com força. Continue com essa brincadeira nos primeiros meses. No terceiro mês, dê a ele um chocalho macio, pois os duros poderão machucar se bater no rosto. Bonecos ou com as massagens e os carinhos no corpo do bebê. Assim, além de desenvolver os músculos, você também trabalha o TATO.

Continue conversando, cantando ou contando histórias curtas, para desenvolver a AUDIÇÃO. Pronuncie corretamente para ele ir gravando a forma correta das palavras. O chá, água e o leite materno já são suficientes para trabalhar a GUSTAÇÃO e mudam o paladar. Você pode colocar os penduricalhos pendurados no berço que estimulam a VISÃO. Ainda é cedo para usar perfumes ou colônias, pois ainda pode comprometer o OLFATO.

BEBÊS DE 4 A 6 MESES

O bebê de 4 meses já identifica o restante da família, seja pela visão e pela voz. Quando for até o seu bebê, vá falando com ele até chegar ao berço. Ele se sentirá mais alegre, seguro e confiante. Os gritinhos que ele dá ao ouvir sua voz é prova disso. 

TATO -. Você pode ainda brincar de rolar (para sentir o corpo), segure-o em pé sobre a cama, sobre uma mesa (para ir percebendo que possui pés e para ter uma nova forma de experimentação sensorial), e com isso você vai trabalhando os músculos das perninhas de uma outra maneira.

PREENSÃO PALMAR– Agora eles preferem brinquedos diferentes, porque o tato está mais firme e consegue segurar com mais firmeza e aguentar o peso dos objetos. É hora dos brinquedos com formas e texturas diferentes, como chocalhos, bolas e bichinhos de pelúcia (porque os pelos macios estimulam a sensibilidade das mãos). 

A partir do 5º MÊS, o tronco já começa a se firmar. 

1- PREPARANDO PARA SENTAR - você poderá ir colocando almofadas nas costas do bebê em posição deitado, para que vá se acostumando com a nova posição e aumentando gradativamente as almofadas, até que fique na posição sentado.


2- ESTÍMULO AO SENTAR - Os pais podem colocar o bebê na posição sentado no colo ou na cama com apoio de almofadas ao redor dele. Na cama, o apoio nas costas é essencial. Isso o ajudará no desenvolvimento da musculatura das costas.


3- Deite-o de bruços e cruze as perninhas, estimulando-o a rolar sobre si mesmo.

4- Coloque móbiles numa altura que, o bebê batendo a mão, possa fazer barulho e movimento. Isso desenvolverá a AUDIÇÃO E A VISÃO.

A partir do 6º MÊS – Nesta fase, o tato estará muito sensível. Crie um tapete de texturas. Deixe-o de bruços na cama ou chão e sobre esse tapete. Coloque brinquedos sonoros com diferentes toques próximos ao bebê para que possa explorá-los. 

A GUSTAÇÃO será estimulada com o início da ingestão de papinhas de frutos e sucos. O OLFATO ainda possui restrição à perfumes e colônias. Mas liberada para sabonetes e talcos.


Continue com os carinhos, massagens e relembre os exercícios –brincadeiras anteriores.

Ao final do 6º mês, a criança já deve sentar sozinha e sem apoio das almofadas. Pode passar um pouco, até a metade do mês seguinte, segundo a maturidade do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário