terça-feira, 16 de julho de 2019

Conversa de adultos 4 - EDUCAÇÃO FAMILIAR


DE 1 ANO A 1 ANO E 6 MESES

As crianças desta idade já conseguem andar sozinhas. Mas ainda não é um andar totalmente em equilíbrio. Para melhorar o equilíbrio é preciso oferecer-lhes brinquedos que podem ser puxados ou empurrados, como por exemplo, carrinhos a serem puxados por um barbante ou outro fio ou empurrados.


Podem querer voltar-se rapidamente e cair. Normalmente, a criança se levanta rapidamente e sem choro. Por isso, não há necessidade de fazer grande alarde. Ao contrário, estimule-a a se levantar. Porém, se perceber que foi algo mais sério, acudir sem gritos e reclamações. Enquanto tentam ficar em pé, agarram-se em qualquer coisa, portanto, cuidado com toalhas de mesa cujas sobras pendem dela. Ao agarrar para voltar a ficar em pé podem puxar uma das pontas e levar ao chão tudo o que estiver sobre ela.

As crianças desta idade adoram imitar os outros. Ela vê as pessoas da casa mexendo em vários objetos e ela quer fazer o mesmo. Portanto, é o momento de aprender o significado da palavra “NÃO”. Se não quiser que a criança pegue algum objeto, diga firme esse “NÃO”.

Mas creiam, não será da primeira vez que ela te obedecerá. Serão necessárias muitas vezes, até que ela compreenda que “NÃO = A NÃO PODE”. E se você disser não para alguma coisa, esse “NÃO” deverá valer para sempre. Se você diz NÃO hoje e amanhã disser SIM, a criança não aprenderá nunca.Outra coisa, os pais costumam retirar tudo da frente da criança para que ela não mexa. As crianças precisam, desde  pequenas, a aprender que não devem mexer em nada.



Você pode oferecer a elas, brinquedos coloridos que podem ser puxados por meio de um barbante ou que possam ser empurrados, como por exemplo: carrinhos. Podem ser dados ainda, papel e giz de cera (atóxico)  e bem grossos para que rabisque, começando a estimular a coordenação motora. Ou ainda, por volta de 1 ano e 4 meses, oferecer 3 ou 4 caixas de tamanhos diferentes para que empilhe ou coloque uma dentro da outra, ajudando a desenvolver a compreensão.

DE 1 ANO E 6 MESES A 2 ANOS

                                   
Com essa idade, as crianças já estão mais desenvolvidas e com maior habilidade. Elas já são capazes de folhear revistas velhas e livros de história. Permita que rasguem as folhas de revistas velhas para estimular a coordenação motora das mãos.


Ensine-a a nomear as partes do corpo. Aponte e vá nomeando, uma a uma. Com isto, você desperta a “consciência corporal”. Tem músicas curtas que podem ajudar bastante. É importante também que você estimule o ato de apontar, ou seja, esticar o indicador enquanto os outros se mantém flexionados.


Uma outra brincadeira que toda criança gosta é brincar com bola. Estimule sua criança a chutar. Isto estimula a agilidade das pernas.


2 AOS 3 ANOS

É esperado que nesta idade seu filho já saiba correr. Leve-o a um parque ou no próprio quintal de casa e incentive-o a brincar de pega-pega, esconde-esconde, a dar pulos, a ficar num só pé. Estas atividades ajudam muito na conquista do equilíbrio.
Na hora do banho, entregue a ele (a) a bucha para que esfregue o corpo, pernas e braços, desenvolvendo novas sensações corporais, fazer o movimento de sobe e desce, com uma buchinha macia ou o próprio sabonete.

Uma brincadeira que toda criança gosta e ajuda o senso de direção e fortalece a musculatura das pernas é o triciclo. No início, permita que os pés toquem o chão. Aos poucos, vá ensinando a pedalar, porque os movimentos não são simultâneos como foram até agora. Algumas crianças podem ter dificuldade no início.


Outras brincadeiras que adoram é brincar com argila, massa de modelar e tinta guache. Essas atividades ajudam a controlar a força nas pontas dos dedos, nos movimentos dos punhos e das mãos.


Leia ou conte histórias mostrando as figuras para ela. Enquanto conta, mostre as figuras e nomeie os personagens que a cena contém. Depois, peça que ela mostre ou aponte uma determinada figura da história, como por exemplo, tomando a história do “Chapeuzinho Vermelho”, peça que mostre a menina na floresta, ou a figura em que a menina encontra o lobo, a vovó, etc. Existem várias histórias que podem ser trabalhadas nesta etapa. Inclusive os livros de pano, que são fantásticos e bastante sensoriais.

livro de pano

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