domingo, 10 de abril de 2011

AS APRENDIZAGENS E O SISTEMA NERVOSO



Para realizar aprendizagens como esta, é preciso que se conheça o básico do funcionamento corporal relacionado a elas, pois dependemos do sistema nervos para que as aprendizagens se realizem. Por ser um assunto bastante complexo, dividiremos didaticamente os assuntos em pequenas doses.

Nosso corpo é formado por estruturas (órgãos) e feixes de nervos ligados a dois sistemas muito importantes e que se encontram espalhados por todo o corpo: o sistema nervoso central (SNC) e o sistema nervoso periférico (SNP).

O SISTEMA NERVOSO CENTRAL (SNC)

O SNC é constituído por órgãos de suma importância, por isso, ficam localizados na caixa craniana e dentro da coluna vertebral para que fiquem bem protegidos.

Dentro da caixa craniana está o encéfalo, que é formado pelo cérebro, pelo cerebelo, pelo bulbo e pelo tronco cerebral. Na coluna vertebral fica a medula, formada por um grosso feixe de nervos do qual partem ramificações para todo o corpo.

De todos os órgãos do SNC, o cérebro é o grande comandante de todas as funções. É ele quem dirige e controla todas as funções orgânicas, nos põe em contato com o mundo (ambiente) e garante a nossa sobrevivência.

O cerebelo é o grande responsável pelos movimentos internos e externos, além de nos manter em equilíbrio. O bulbo é responsável pelos nossos reflexos e coordena as funções do pulmão e do coração, garantindo nossa sobrevivência. O tronco cerebral é o “grande mensageiro”. Leva as informações colhidas pelo sistema periférico até o encéfalo e traz de lá as respostas que nos fazem reagir ao ambiente.

 O SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO (SNP)

Podemos dizer que o SNP são as “janelas do nosso corpo”. São constituídas de terminações nervosas muito sensíveis e capazes de perceber as mínimas variações do mundo externo. Essas terminações nervosas estão localizadas em cinco órgãos que constituem o que chamamos de “órgãos dos sentidos”. São eles: a pele, o maior órgão do nosso corpo, que nos dá a sensação do tato. Os olhos que nos permite ver os objetos do mundo. Os ouvidos que nos permitem ouvir os sons e ruidos. A língua que nos permite sentir o paladar das coisas e o nariz, que nos permite perceber os odores agradáveis e desagradáveis.

Para aprender é necessário que estes dois sistemas trabalhem em conjunto. Ao mesmo tempo,  cada sistema tem um funcionamento independente, realizando funções que lhes são características. Qualquer disfunção em uma estrutura (órgão) ou uma função mal realizada, pode comprometer as aprendizagens, sejam elas escolares ou não.


Voltaremos ao assunto. Aguardem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário