terça-feira, 14 de agosto de 2018

TUBERCULOSE


BACILO DE KOCH - que causa a tuberculose

A tuberculose é uma doença altamente contagiosa causada por uma infecção causada por uma bactéria (Mycobacterium tuberculosis, mais conhecida como BK ou Bacilo de Koch) que atinge principalmente os pulmões. Mas também podem atingir os ossos, rins e as membranas que envolvem o cérebro (meninges). Outras microbactérias como a “bovis”, “africanum” e “microti” (que são da mesma família das BK) também podem causar a tuberculose.


A tuberculose passa de pessoa para pessoa, sendo o principal veículo as aglomerações. As pessoas expelem essas microbactérias em pequenas gotas de saliva ao falar, espirrar ou tossir e aspiradas por alguém que também fica contaminado. Algumas condições como a má alimentação, tabagismo, alcoolismo, falta de higiene ou qualquer outra que gere uma baixa resistência do organismo são facilitadores da tuberculose e de sua transmissão.

Começa com tosse seca que evolui para uma 
tosse catarrenta e depois tosse com sangue.

Muitas pessoas apresentam sintomas simples aparentemente como uma gripe, por exemplo, e que são ignorados por meses ou anos o que piora a situação. Cansaço excessivo, febre baixa à tarde, suor durante a noite, falta de apetite, palidez, emagrecimento acentuado, rouquidão, fraqueza, e falta de ânimo começam a aparecer juntamente com uma tosse seca e contínua por mais de 15 dias. Ao final desse tempo, a tosse vem acompanhada de uma secreção esverdeada e contínua que dura mais ou menos um mês. Após isso, a secreção pode vir com pus (cheiro forte) ou sangue. A pessoa não precisa esperar chegar a este ponto para procurar ajuda médica. Passados os 15 dias de tosse seca, já deve procurar ajuda.

O tratamento da tuberculose inclui o isolamento 
da pessoa infectada

Nos casos mais graves aparecem: dificuldade ao respirar; eliminação de grande quantidade de sangue ao tossir; acúmulo de pus nas membranas que envolvem os pulmões (pleura) o que causa dor aguda no peito; os pulmões entram em colapso e por não receber a quantidade de oxigênio necessária, causa o óbito.

Não há idade para se pegar tuberculose. Mas os mais vulneráveis são: os bebês, crianças e idosos.
                                           
                        A TUBERCULOSE MATA

São doenças silenciosas e graves. O diagnóstico precoce sempre ajuda aumentando a eficácia do tratamento. Por isso, consulte-se regularmente.

Já pensou estes sintomas no seu bebê ou seu filho maiorzinho? 


VACINE seu filho antes que seja tarde.  
Aproveite e VACINE-SE também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário