terça-feira, 28 de janeiro de 2014

PRIMEIROS DIAS DE AULA

Os primeiros dias de aula são cruciais. De um lado, uma porção de crianças novas e desconhecidas no seu jeito de ser, de pensar e agir. Por outro lado, o (a) professor (a) que também lhes é desconhecido (a). 

Nos primeiros dias de aula, não sabemos bem o que fazer ou por onde começar., não é mesmo? Então, nossa primeira intenção é passar tarefas. Queremos saber o que sabem, o que não sabem para termos um norte. Porém, ao darmos preferência ou privilegiarmos o conhecimento pedagógico, permitimos que os alunos nos mostrem apenas um aspecto de si mesmos. Para que os conheçamos melhor, ofereça uma atividade artística e observe como agem. 

E você, professor (a) estará mostrando a eles que a escola tem algo a mais que ensinar do que lição. que ela pode ser mais prazerosa e gostosa de estar. Não precisa ser nada muito grandioso.

Ofereça aos alunos 3 ou 4 palitos de sorvete, algumas folhas desenhadas em papel verde (o que tiver a mão) para que recortem ou já recortadas e 3ou 4 forminhas de papel para docinhos e cola. E deixem que eles criem um belo jardim, como estes por exemplo:



Para o miolo das flores você pode usar: gliter, bolinhas de papel crepom, pedrinhas de jardim, areia colorida, ou, o que sua criatividade inventar. No segundo trabalho, foram usadas flores de pétalas duplas.

Observando como se comportam nesta atividade, você saberá como são esses alunos, o que esperar deles, suas capacidades e  habilidades, limites, dependências ou autonomias.

Bom, fica a sugestão.! Então, ponha a mão na massa que ainda dá tempo de fazer para hoje.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VAMOS PESCAR?

RECURSO DIDÁTICO

A pescaria é uma brincadeira muito divertida em qualquer ocasião. E pode ser muito útil dentro da sala de aula, porque através dela, as crianças desenvolvem uma variedade de habilidades, como a coordenação viso-motora, a coordenação motora, preensão, freios musculares e motores. 

Desenvolvem as funções cognitivas como as de planejamento, estratégia de ação, antecipações, tomadas de decisão. Quando aplicadas á educação, desenvolvem o raciocínio matemático quando aplicados a problemas e cálculos. 

Socialmente, desenvolvem a atitude de esperar a vez, o respeito ás regras do jogo ou da classe. Psicologicamente, treinam a paciência e o lidar com ganhos e perdas.

Tanto faz se você usar uma caixa de areia com peixinhos de papelão ...

... ou algum brinquedo encontrado no comércio. 


O importante é que, através do jogo, a criança trabalhe os conceitos já aprendidos ou em processo de aprendizagem.

Alguma sugestões interessantes encontradas na Net e que você pode aproveitar de acordo com seus gostos, posses e oportunidades dentro do ambiente escolar:

Sobre a mesa ou carteira e com imâ de geladeira.



Pode ser usada numa forma de maquete, sem areia ou água.

 
                                                         A areia pode ser seca.

Com água, as dificuldades aumentam e a idéia pode ser usada mais tarde.


Não dá para dizer que não pode ser usado, não é mesmo? Então, inicie suas aulas de um jeito bem diferente e divertido. Com certeza, as crianças vão amar e achar a escola um lugar bem mais divertido.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

POTENCIAL X DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Todo ser humano nasce potencialmente capacitado para falar. Porém, transformar esse potencial em linguagem comunicativa e expressiva é outra história. Uma história que depende da adequada percepção auditiva, da condição do funcionamento cerebral, de ambiente estimulador e de um longo processo de aprendizagens.

A audição é a porta de entrada dos sons. Por isso, é importante que as pessoas sejam capazes de ouvir (acuidade auditiva) para que os sons cheguem ao cérebro onde serão identificados, analisados e armazenados na memória auditiva. Esta é a razão pela qual os surdos não conseguem falar. O problema das pessoas surdas é que os sons não chegam ao seu destino no cérebro, impedindo que desenvolvam o potencial da fala. Já as pessoas com problemas auditivos (baixa audição) apresentam uma distorção dos sons. Quando chegam ao cérebro, este se confunde ou não os identifica, por isso, envia respostas igualmente distorcidas ou confusas.

Com o tempo, todo ser humano aprende a transformar o “ouvir” na “capacidade de escutar”. Parecem sinônimos, mas não são. Ouvir é uma capacidade física que independe da nossa vontade. Ouvimos mesmo sem querer ouvir. Escutar é diferente. Depende da quantidade de atenção colocada. Por isso, lembramos fielmente de um recado, de uma conversa, de uma explicação dada em aula.

Para desenvolver a linguagem é necessário que o cérebro funcione perfeitamente. Em especial, duas áreas cerebrais não podem falhar: a “área de Brocá”, responsável pela formação das palavras e a “área de Wernicke”, responsável pela compreensão delas. Embora tenham funções diferentes, essas áreas se ajudam para que possamos manter uma conversação, ora ouvindo e compreendendo o que é dito, ora formulando palavras e frases adequadas em resposta.


Para que a criança desenvolva o seu potencial de linguagem é preciso que os pais conversem muito com a criança, desde a fase intrauterina. Permitam que ela expresse o que quer, do que necessita o que sente, do que gosta ou prefere. Jamais fale no lugar dela e ouça o que a criança tem a dizer com atenção. Repita sempre que precisar de forma pausada o nome correto dos objetos e pessoas para que perceba os sons de cada palavra. Evite usar esses nomes no diminutivo como: copinho, aguinha, papinha, pezinho, etc. Leia ou conte histórias para ela. Assim se constrói um ambiente estimulador.

O processo de aprendizagem da linguagem é longo. Dura praticamente a vida toda, pois sempre estamos adquirindo novos conhecimentos, aprendendo novas palavras e reformulando as aprendidas anteriormente.



Porém, o período mais importante é o que vai do nascimento até os 5 ou 6 anos de idade. Um processo repleto de fases que não podem ser puladas porque uma serve de base para a outra e, mesmo sendo superadas, jamais perdem o valor.

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

FELIZ ANO NOVO

BEM VINDO 2014.



QUE TRAGA A PAZ, O AMOR, SAÚDE, NOVAS CONQUISTAS E PROPERIDADE A TODOS!

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

AGRADECIMENTOS

Hoje o blog "MIL MANEIRAS ESTIMULAÇÃO PEDAGÓGICA" completa seu 3º ano de atividade.


Obrigada a todos que o acompanham nestes anos e que me incentivam a continuar. Obrigada aos que pesquisam seus interesses e preocupações e, sinceramente, espero ter ajudado de alguma forma. Obrigada também aos leitores e a todos os visitantes, sejam eles esporádicos ou assíduos, pelos comentários e sugestões, aos que fazem perguntas, aos que querem orientações em particular e a quem procuro auxiliar com todo carinho.


Sueli Freitas

domingo, 22 de dezembro de 2013

FELIZ NATAL!

A todos vocês, pais, professores, amigos e leitores que apreciam meu trabalho e que me incentivam com seus comentários e perguntas.O meu muito obrigada.

Desejo a todos um FELIZ NATAL repleto de amor, de paz e de harmonia. Que as bênçãos de Cristo caiam sobre vocês e suas famílias trazendo mais conforto para as dores, tranquilidade para o espírito, e força para superar os obstáculos que, com toda a certeza, aparecerão ao longo de nossa trajetória na Terra. Que a fé seja constantemente renovada e que a esperança seja cultivada.

São os meus votos e os do Mil Maneiras.


Sueli Freitas

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

HISTÓRIAS ANIMADAS

É tempo de NATAL. E como já estão de férias, um presentinho para a garotada.

HISTÓRIAS ANIMADAS uma coletãnea de contos de fadas para que as crianças se divirtam a valer