Com as férias chegando ao fim é hora de pensar em receber os alunos. E o que fazer na primeira semana? Que tal aproveitar esse tempo e conhecer melhor os alunos? A sugestão é de se fazer uma avaliação diagnóstica das dificuldades dos alunos.
Para os professores dos anos alfabetizadores é imperioso que essa avaliação seja feita. Emília Ferreiro já discorreu sobre o fato de que as crianças elaboram hipóteses sobre a escrita das palavras, muito antes de saberem ler e escrever. Saber o que, as crianças que chegam ao Ensino Fundamental, sabem sobre a escrita é importante para o professor desenvolver um bom trabalho.
Uma boa sondagem deve ser o foco dos professores, nesta primeira semana. Estabelecer qual a hipótese que as crianças têm da forma escrita dá, ao professor, a oportunidade de prever qual caminho elas ainda devem percorrer até que compreendam o sistema e organizar intervenções adequadas, ou seja, que se dê exercícios fáceis demais e que percam o interesse em aprender, nem tão difíceis que não consigam realizar.
Importante também é anotar os resultados, as reações das crianças. suas expressões fisionômicas, o que dizem, o que você pergunta. Esta avaliação servirá de base para que se observe o progresso de cada aluno ao longo do ano letivo. Este mesmo registro deverá ser repetido ao final de cada bimestre.
O mesmo deve acontecer com os demais anos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, respeitando-se os avanços de conhecimentos e de idades. Para estes, procure saber se os conhecimentos, tidos como essenciais do ano anterior, foram dominados ou não. Dessa forma, ao fazer o planejamento, inclua estes pontos antes de começar um conteúdo que dependa deles, evitando retomadas imprevistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário