Algumas palavras da Lingua Portuguesa possuem vários significados. Uma delas é a palavra "contrário", utilizada nas séries iniciais para o ensino dos "antônimos".
É por causa desses vários significados que as crianças ficam confusas, porque ainda estão na fase do concreto e do literal. Assim, dependendo de suas vivencias e das suas experiências, a criança significa de um jeito, enquanto a professora significa de outro. Por exemplo; a professora diz: -"Fulana, seu livro está ao contrário". (referindo-se ao livro que está de cabeça para baixo). Ou então, a mãe ensina: - Segure o garfo ao contrário (referência a um outro modo de pegar o garfo).
É devido a estas confusões de significação que algumas crianças, por mais que se explique, parece não entender que contrário também se refere a ir de um pólo a outro, ou seja, são opostos ao extremo. E que tal tornar essa aprendizagem concreta, mostrando estas polaridades na prática?
Como fazer isso? Fácil!
Recorte formas irregulares em papel preto. Recorte bastante e coloque tudo dentro de uma caixa. Antes de começar a explicação dos "contrários", distribua uma folha branca e um punhado dessas formas para os alunos. Proponha que criem algo com as formas recebidas. Permita que troquem de forma, se for necessário, encontrando na caixa a forma mais conveniente. Mas, só se não der mesmo.
Vejam alguns resultados que consegui com esse trabalho:
Depois, converse com a turma e peça que contem o que fizeram e porque, sobre a impressão que estas cores trazem e vá dirigindo o assunto para os extremos. Eles entendem mais facilmente dessa forma. Comigo deu certo. Tente você também, e me conte os resultados.
Beijos a todos.
Olá, Sueli...
ResponderExcluirObrigada pela visita no meu blog e pelo elogio também.
Parabenizo pelo seu blog está muito interessante.
Abraços
CARLA