sexta-feira, 13 de julho de 2012

PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM

Começamos a tratar de alguns problemas que afetam as aprendizagens e fazem com que as crianças entrem para a enorme lista dos fracassos escolares.

Assistam ao vídeo. Ele trata da  DISGRAFIA, um problema neurológico que pode ser motor ou perceptivo.

A disgrafia é conhecida como "letra feia". Mas, a escrita disgráfica é repleta de erros, de enganos, omissões e é, geralmente, incompreensível à leitura.


segunda-feira, 9 de julho de 2012

CORPO E ARTE

Olá, pessoal. Hoje trouxe para vocês uma atividade que gosto muito. Além de divertida para as crianças (tenham ou não deficiência) é a que trabalha-se com as partes do corpo e desenhos. É uma técnica muito fácil, porque a criança só precisa desenhar. Mas, ao fazer isto, ela trabalha ainda a solução de problemas, a noção de espaço, desenvolve o raciocínio lógico, além de desenvolver a criatividade, a imaginação, destrezas e habilidades.

A criança escolhe uma parte do corpo que quer trabalhar, como por exemplo: pé, mão, corpo ou a cabeça. Também é possível que, em cada aula (no meu caso atendimento), todos trabalhem uma parte. Seja qual for a opção escolhida, cada criança deverá passar por todas as partes.

Vejam como ficaram.  Pena que não dá para colocar todos os trabalhos.

 


 

   


sexta-feira, 6 de julho de 2012

TRABALHANDO O SENSORIAL


TRABALHANDO COM DEFICIENTES INTELECTUAIS SEVEROS 

Alô, amigos.  Não esqueci desta turminha que tanto precisa de nós. Apenas dei um tempo para atender a necessidade de alguns professores (e pais) que queriam saber sobre como ensinar letras e números para uma outra turminha que precisa progredir na escola. Então, vamos lá!


Trabalhar com deficientes severos é bem mais complicado, eu sei. Mas, não significa que eles não possam participar das aulas como seus colegas. É verdade que tudo é mais lento e de um jeito bem diferente. O importante é que consigamos passar coisas importantes  garantindo-lhes uma melhor qualidade de vida. E, se não podem falar, escrever ou ler, podem sentir.

Os conceitos básicos são essenciais não só para a escola, como para a vida dessas crianças. Por exemplo: o conceito de "LEVE E PESADO".

Para ensinar este conceito a um deficiente severo e que não se movimenta, utilize vários cobertores dobrados ou almofadões e os coloque sobre a criança por algum tempo. A sensibilidade da pele perceberá o peso. Já para o leve, um lençol já é o suficiente. NÃO ESQUEÇA DE NOMEAR.



APROVEITE O FRIO e ensine o "LARGO E O APERTADO", enrolando a criança num cobertor de modo que impeça os movimentos por algum tempo. Depois, afrouxe. Sempre nomeando.
 
Um abraço apertado também serve.

E assim... carinhosa e amorosamente, vamos introduzindo alguns conhecimentos. A repetição é importantíssima para que interiorizem esse conhecimento.


sábado, 23 de junho de 2012

TRABALHANDO EM CADERNOS

Após o trabalho  com as letras sensoriais, com a caixa de areia e no papel é chegada a hora de enfrentar o caderno. Embora sejam capazes de traçar corretamente as letras, a coordenação motora de cada uma ainda é bastante irregular. Ora ficam grandes demais, ora pequenas ou, até mesmo, num tamanho bom. Alguns deficientes apresentam ainda a dificuldade de seguir as linhas dos cadernos comuns. Por isso, começo por um caderno de linhas verdes. Esse caderno se assemelha ao caderno de caligrafia, porém o espaço onde se escreve é bem maior e regular.

Nesse caderno escreve-se dentro das linhas verdes que servem para regular as letras. Crianças com letras muito grandes passam a fazê-las em tamanho menor. As que possuem letras muito pequenas, aumentam o tamanho pois não podem passar dos limites do verde. Não se preocupem se no início as crianças não conseguem chegar a esses limites ou os ultrapassam. É a regularidade e a constância quem faz esse trabalho.

  

Para os números, uso o caderno quadriculado de 1 cm. O quadriculado pequeno não serve por exigir um esforço maior da criança. Este caderno também facilita a contagem para exercícios de cálculos, de rastreamento, numeração etc.

  
Por último, quando a criança já se sentir segura e, aos poucos, vá apresentando o caderno comum. Um pouco de cada vez e pulando linha.

domingo, 17 de junho de 2012

FESTAS JUNINAS

Junho é um mês diferente dos demais. Tem cheiro de pipoca, quentão, batata doce assada na fogueira. Tem sabores diferentes também. como o do pinhão, doce de leite, curau, pamonha e pé-de-moleque.

O frio da estação contrasta com o calorzinho vindo da fogueira ou da agitação das danças juninas: quadrilhas, forrós, baião e tantos outros ritmos que fazem a gente se aquecer. 

E as quermesses então? Um beijo por uma prenda na barraquinha montada em torno da igreja, na praça principal de uma cidadezinha do interior ou nas escolas. O chapéu de palha, a saia rodada, pintura exagerada no rosto, as tranças postiças... tudo para festejar estas festas que fazem parte de nossa tradição cultural e, portanto, do nosso jeito caipira de ser.

Mas, assim como tantas outras festas, pouco a pouco, esta também vai sendo modificada por outras influências. Os country e os Tchu-tcha-tcha substituem hoje em dia os nossos ritmos tradicionais. Coisas da modernidade? Será? 


Boas Festas Juninas a todos.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

ADORNOS PARA FESTAS.

AS FESTAS JUNINAS ESTÃO CHEGANDO !!!

E com elas, a preocupação do que fazer para decorar pátios, salas, barracas. Eis aqui um adorno fácil, rápido, diferente e muito bonito. Assista ao vídeo e aprenda a fazê-lo.


E uma boa festa Junina para todos.